Cavalo espancado agoniza e clínica contratada pela Prefeitura demora horas para prestar socorro, em Nova Friburgo, RJ

Por Nathália Emerick

No início da noite de ontem (14/01), uma cena triste e desesperadora tomou os grupos de Whattsapp de Nova Friburgo. Fotos de um cavalo que teria sido espancado, machucado e atolado na lama, sem conseguir se levantar, causou grande comoção entre protetores e pessoas que gostam de animais.

Após horas tentando contato com a empresa contratada pela prefeitura em 2012 para resgatar e cuidar de animais de grande porte, a Clínica Ricardo, e de acionar em vão o Corpo de Bombeiros – que alegou não possuir treinamento nem equipamentos, muitos populares foram ao local tentar ajudar o animal.

Sob forte frio e chuva, os esforços foram em vão. Não conseguiram retirar o animal.

Após pedido e insistência do Vereador Ceará, os Bombeiros decidiram ir ao local ajudar, mas por não possuírem equipamento adequado, também não conseguiram retirar o equino.

Toda essa agonia começou por volta das 18h. Muitas pessoas tentaram em vão contactar a Clínica Ricardo em um telefone fixo e outro celular. A Clínica foi contratada para atender emergências 24 horas por dia. O contato com o Subsecretário de Bem Estar Animal e Veterinário Luiz Fernando, só foi realizado com sucesso na madrugada de sexta-feira, quase 1 hora da manhã.

Questionado através de Whattsapp, o subsecretário informou que a empresa teve problema nos dois telefones e que ele conseguiu contato apenas através de amigos e que funcionários estariam se encaminhando ao local.

Segundo testemunhas, o cavalo teria apanhado muito durante a tarde de um grupo de jovens.

Consultamos o  “Portal da Transparência ” do município para confirmar em que consiste o contrato com a empresa Clínica Ricardo, mas o portal não funciona.

O Portal Rio Mais Interior pediu algumas informações ao subsecretário, mas ele alegou não ter os dados em mãos. Estamos aguardando as seguintes respostas:

  • Local do depósito da Clínica Ricardo
  • Quantos profissionais são contratados
  • Quantos caminhões para remoção e locomoção a empresa possui
  • Qual é o valor pago para a Clínica Ricardo
  • Em que consiste o trabalho da Clínica (retirada, apoio veterinário, onde ficam os animais)

Atualizaremos a matéria assim que obtivermos as respostas.

O Portal Rio Mais Interior lamenta profundamente que um animal tenha sido espancado nas ruas de Nova Friburgo e pede para que testemunhas entrem em contato para denunciar os agressores. É muito importante que eles punidos pela lei.

Maus-tratos a animais é crime!

Fonte: Rio Mais Interior

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.