SP ferraz cavalo 3 D

Cavalo morre após ficar agonizando em terreno de Ferraz de Vasconcelos (SP), diz ONG

Segundo entidade, zoonoses foi procurada, mas não pode retirar animal. ONG conseguiu ajuda nesta sexta, mas diz que animal não resistiu.

SP ferraz cavalo 3

Um cavalo morreu na madrugada desta sexta-feira (27) após passar toda a quinta-feira agonizando, deitado em um terreno do Jardim Margarida, em Ferraz de Vasconcelos, segundo a ONG Projeto Adote Suzano (PAS). De acordo com o presidente da entidade, Lisandro Frederico, a ONG buscava uma forma de enviar o animal para atendimento desde a manhã de quinta, inclusive no departamento de zoonoses da cidade.

“Não tive nenhum apoio. Nenhuma movimentação. Não tem plantão. Me passaram o contato de um veterinário, mas ele disse que infelizmente a pessoa que poderia ajudar estava viajando”, contou Lisandro.

O presidente da ONG afirmou que o cavalo tinha cortes em três patas e também na parte de cima do corpo. Na madrugada desta sexta, ele conseguiu ajuda de uma ONG de Mairiporã para retirar o animal, que chegou a ser levado para uma clínica veterinária. Mas, na manhã desta sexta, Lisandro foi informado que o cavalo não resistiu.

O presidente da ONG diz que eles chegaram a dar água e alimentar o animal, que havia sido amarrado pelo dono no alambrado. Segundo ele, o proprietário disse que tinha expectativa que alguém o socorresse. “Ele ficou muito tempo agonizando, perdeu muito sangue, estava em local inóspito e muito frio. Estava entrando em quadro de hiportermia”, relatou Lisandro. “A morte aconteceu aparentemente por uma parada cardíaca pelo estado que ele já estava”, continuou.

Segundo a ONG, o tutor do animal disse que nunca praticou nenhuma violência contra o cavalo. “Ele contou que o animal amanheceu daquela forma, que não sabia o que tinha acontecido, que ele ficava na rua, mas era bem cuidado.”

Denunciantes informaram que o animal estava andando machucado pelas ruas no começo da semana. Lisandro não sabe exatamente desde quando o cavalo estava caído no terreno, mas diz que pelo menos durante toda a quinta-feira ele ficou ali.

Segundo a ONG PAS, a Polícia Militar e a Guarda Municipal foram chamadas durante o resgate por se tratar de um local perigoso.
O G1 procurou a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por e-mail, telefone fixo e celular, para questionar a falta de atendimento do departamento de zoonoses, mas ainda não recebeu resposta.

SP ferraz cavalo 2

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.