Cavalo se enforca com corda e é resgatado por moradores em SP

Cavalo se enforca com corda e é resgatado por moradores em SP
Cavalo se enrosca e quase morre sufocado em Apiaí, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Um cavalo foi resgatado por moradores de Alto da Tenda, em Apiaí (SP), após quase morrer enforcado na corda em que estava amarrado pelo dono. De acordo com relatos, o dono tem o costume de deixar o animal amarrado por várias dias no local.

Segundo uma moradora do bairro, que prefere não se identificar, o animal fica preso por dias no terreno para pastar. “O dono deixa o animal preso durante um bom tempo, então busca, passeia com o cavalo e depois volta a prender ele aqui”, explica.

Na manhã de quarta-feira (16), a moradora conta que seu marido saiu para fumar na porta de casa e viu o cavalo caído, com a corda apertando o pescoço. “Ele deve ter se debatido por horas até cansar. A respiração estava pesada, o pescoço dobrado”, relata.

Preocupada com a vida do animal, a mulher ligou para o Corpo de Bombeiros, mas não teve sucesso. “Eles me disseram que estavam atendendo outra ocorrência, algo do trânsito. Me deram o número da Vigilância Sanitária, mas era o número errado e não consegui contato”.

As pessoas que acompanhavam a tentativa de resgate decidiram agir por conta própria. “Pegaram uma faca e cortaram a corda que enrolava ele, mas o cavalo não conseguiu levantar. Demos água e após muita insistência, ele levantou”.

Horas depois, já no final da tarde, o dono do animal apareceu e questionou os moradores sobre o cavalo solto, que poderia ter fugido. “Ele ficou bravo e reclamou com a gente, mesmo conosco explicando a situação. Ele levou o cavalo embora novamente, mas se voltar, vou pegar para cuidar dessa vez”, afirma.

De acordo com a prefeitura de Apiaí, uma equipe do Centro de Zoonoses irá investigar o caso.

Por Juliana Steil

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.