Cavalo se enforca com corda e é resgatado por moradores em SP

Cavalo se enforca com corda e é resgatado por moradores em SP

Um cavalo foi resgatado por moradores de Alto da Tenda, em Apiaí (SP), após quase morrer enforcado na corda em que estava amarrado pelo dono. De acordo com relatos, o dono tem o costume de deixar o animal amarrado por várias dias no local.

Segundo uma moradora do bairro, que prefere não se identificar, o animal fica preso por dias no terreno para pastar. “O dono deixa o animal preso durante um bom tempo, então busca, passeia com o cavalo e depois volta a prender ele aqui”, explica.

Na manhã de quarta-feira (16), a moradora conta que seu marido saiu para fumar na porta de casa e viu o cavalo caído, com a corda apertando o pescoço. “Ele deve ter se debatido por horas até cansar. A respiração estava pesada, o pescoço dobrado”, relata.

Preocupada com a vida do animal, a mulher ligou para o Corpo de Bombeiros, mas não teve sucesso. “Eles me disseram que estavam atendendo outra ocorrência, algo do trânsito. Me deram o número da Vigilância Sanitária, mas era o número errado e não consegui contato”.

As pessoas que acompanhavam a tentativa de resgate decidiram agir por conta própria. “Pegaram uma faca e cortaram a corda que enrolava ele, mas o cavalo não conseguiu levantar. Demos água e após muita insistência, ele levantou”.

Horas depois, já no final da tarde, o dono do animal apareceu e questionou os moradores sobre o cavalo solto, que poderia ter fugido. “Ele ficou bravo e reclamou com a gente, mesmo conosco explicando a situação. Ele levou o cavalo embora novamente, mas se voltar, vou pegar para cuidar dessa vez”, afirma.

De acordo com a prefeitura de Apiaí, uma equipe do Centro de Zoonoses irá investigar o caso.

Por Juliana Steil

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.