Cavalos matam mais do que todos os animais venenosos juntos na Austrália, indica levantamento

Cavalos matam mais do que todos os animais venenosos juntos na Austrália, indica levantamento
A cientista Ronelle Welton afirma que sua pesquisa põe em xeque estereótipos sobre a fauna da Austrália, considerada o 'epicentro de tudo o que é venenoso'. (Foto: Paul Burston)

Ronelle Welton, do departamento de Farmacologia da universidade australiana, examinou os registros de internação hospitalar do Instituto Australiano de Saúde e Bem-Estar e dados de médicos legistas.

Ela verificou que, entre 2000 e 2013, os cavalos foram responsáveis pela morte de 74 pessoas que caíram ou foram pisoteadas pelo animal.

Cerca de 42 mil pessoas foram hospitalizadas por causa de mordidas e picadas, com abelhas e vespas sendo responsáveis por mais de um terço das internações.

As aranhas não foram responsáveis por nenhuma morte no período, segundo a pesquisa.

Mudando estereótipos

Welton afirma que o estudo, publicado no Internal Medicine Journal, coloca em xeque estereótipos sobre os animais venenosos da Austrália.

O país é conhecido por ter algumas das espécies de cobras, aranhas e animais marinhos mais peçonhentos do mundo. “A Austrália é conhecida como o epicentro de tudo o que é venenoso”, disse a especialista à BBC.

O estudo analisou principalmente os animais que mordem e picam, mas durante a pesquisa, ela acabou descobrindo várias mortes relacionadas a quedas de cavalos.

Mas “o surpreendente” é que os insetos foram os que mais levaram pessoas a buscarem tratamento nos hospitais do país, acrescentou.

A Dra. Welton disse que a pesquisa mostrou que as reações alérgicas a mordidas ou picadas são as maiores ameaças para a saúde.

Mordidas e picadas na Austrália
Animal Mortes (2000 – 2013) Internações hospitalares (2001 – 2013)
Vespas, abelhas, mutucas 27 (25 abelhas, 2 vespas) 12.351
Cobras 27 6.123
Aranhas 0 11.994
Carrapatos e formigas 5 4.533
Animais marinhos 3 (água-vivas) 3.707
Centopeias/miriápodes 0 119
Escorpiões 0 61
Animal ou planta desconhecida N/A
Fonte: Universidade de Melbourne

 

Fonte: BBC


Nota do Olhar Animal: Complicado hierarquizar o sofrimento dos animais pelo tipo de exploração que sofrem, mas certamente a sofrida por cavalos e outros equinos estão entre as piores e mais antigas. A convivência intensa, forçada e normalmente agressiva e danosa por parte dos humanos explica em boa parte esta notícia. Por outro lado, a invasão de habitats é o motivo de grande parte os acidentes com animais peçonhentos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.