Cavalos que aparecem em vídeo puxando carroça pesada são resgatados pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Cavalos que aparecem em vídeo puxando carroça pesada são resgatados pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Nesta quinta-feira (28) a DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) de Curitiba (PR) realizou mais uma ação contra maus-tratos a animais.

Segundo informações, os investigadores receberam um vídeo de um cavalo que, a princípio, não conseguia suportar o peso da carroça. 

Nas imagens, é possível ver o animal caído no chão, sendo que aparentava estar debilitado.

Com o fato, os policiais deslocaram até o município onde a imagem foi registrada e iniciaram as diligências.

Segundo o delegado Matheus Araújo Laiola, responsável pela DPMA, foram realizadas diligências e, com o auxílio do delegado Maurício, titular de Ponta Grossa, sendo encontrados os animais.

Alguns veterinários que acompanhavam a ação fizeram uma primeira análise dos cavalos.

Conforme a Polícia Civil, o animal maior estava com marcas/ferimentos nas costas, em razão de tanto puxar a carroça e o outro, que aparece caído, na verdade, é um potro (cavalo novo- como se fosse um filhote).

Este potro estava magro, sem ferraduras (para caminhar no asfalto), e em razão da estrutura física, não teria condições de aguentar uma carroça cheia de lenha.

Eles foram encaminhados a Curitiba, onde serão reabilitados.

Segundo o delegado Matheus Laiola, agora os animais terão uma nova vida, não precisando viver puxando carroça cheia de lenha.

O tutor seria responsabilizado criminalmente por maus-tratos.

 

Por Fábio Wronski

Fonte: CGN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.