Foto: DIVULGAÇÃO/APRAI

Cavalos são resgatados de maus-tratos no Colibris, em Indaiatuba, SP

No último dia 25, a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai) recebeu uma denúncia de maus tratos a cavalos, no Jardim dos Colibris. Os animais estavam amarrados, sem água nem comida, abandonados em área de vegetação.

Assim que recebeu a denúncia, Nazareth Silva, representante da ONG, acionou a Guarda Civil para uma diligência no local. “As veterinárias Flávia Gazzano, Débora Cassiano e Taísa Ferreira foram as primeiras a chegar para prestar o atendimento”, disse ela na rede social da Aprai, no Facebook.

Segundo testemunhas, o tutor dos cavalos costumava utilizá-los com excesso de carga em carroça. Há ainda a suspeita de que o indivíduo tenha tentado esconder um deles. “Nossa voluntária, Bruna Petsitter, foi até o local para averiguar e ele já não estava mais deitado na calçada, possivelmente o dono, na intenção de esconder o amarrou atrás de um matagal no sol, sem água e sem comida”, contou Nazareth.

A representante da Aprai destacou ainda que a ação imediata da pessoa que fez a denúncia foi fundamental. “Não atuamos no resgate de animais de grande porte, mas nesse caso, nossa voluntária se prontificou e estava com tudo pronto para socorrer os cavalos”, explicou.

“Os cavalos foram encontrados em péssimas condições, com anemia e sinais irreversíveis no corpo, por conta de trabalhos em carroça. Eles vão precisar de hemograma, remédio pra carrapato, ração, feno, e medicamentos”, completou Nazareth.

Fazer o bem faz bem

Ela ainda agradece a todos que, direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da ação, e faz um apelo a quem puder contribuir com a Aprai. “O custo desse resgate, que foi uma megaoperação em conjunto, é bem alto. Mas, sempre vale a pena – um deles só faltou falar pra nos agradecer, coitadinho”, lembrou Nazareth, emocionada.

As contribuições para a Aprai podem ser feitas diretamente na ONG, ou via depósito em conta, no banco Bradesco, agência 0316, c/c 181032-4, CNPJ 00.183.349/0001-06. A Aprai fica na Rua 11 de junho, 684, Centro, Indaiatuba. Informações/denúncias: (19) 3835-7134.

Por Adriana Brumer Lourencini

Fonte: Mais Expressão

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.