CCZ intensifica controle populacional de animais em Dourados, MS

CCZ intensifica controle populacional de animais em Dourados, MS

MS Dourados Animais recolhidos pelo CCZ são castrados e encaminhados para adoçãoO CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados tem intensificado as ações de controle populacional de animais em Dourados. O mês de junho encerrou com um número recorde de castração de cães e gatos, com 103 procedimentos realizados. A média habitual é de 60 por mês.

O aumento se deve a uma parceria que o órgão vem fazendo com os líderes de bairro de Dourados que tem indicado famílias carentes que precisam do serviço de castração em seus animais e não podem custear. Além disso, os líderes fazem denúncias de animais abandonados que estão soltos nas ruas dos bairros.

“Os líderes nos ajudam a identificar os pontos críticos, famílias que tem muitos animais, mas não tem condições de tratar ou que precisam do serviço de controle populacional e não podem pagar. Isso tem proporcionado um resultado interessante”, relata Fernando Bastos, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados.

Ele conta que os 103 foram apenas no CCZ, mas que este número pode ser ainda maior já que são encaminhados animais para os hospitais universitários da cidade que trabalham em regime de parceria com o Centro.

A castração é importante porque evita a proliferação sem controle de animais, que podem ficar abandonados, soltos nas ruas provocando acidentes, transmitindo doenças e até vítimas de sofrimentos desnecessários, como maus-tratos. Além disso, o procedimento cumpre a Lei Municipal nº 3180 que estabelece que todo animal que sai do CCZ tem que ser castrado.

Além de serem castrados, os animais recolhidos pelo Centro são encaminhados para adoção, que também foi intensificada no mês de junho. Qualquer pessoa pode fazer este gesto de solidariedade procurando a sede do órgão.

Os cães que passam pelo CCZ ainda recebem um microchip de identificação. O sistema permite identificar a registrar o animal através de um número, com dados dele e do tutor. Dessa forma se o animal for abandonado ou sofrer maus-tratos, por exemplo, é possível encontrar o tutor.

Serviço – Para fazer denúncias de animais abandonados nas ruas ou vítimas de maus-tratos, E obter informações sobre como fazer a adoção de cães e gatos recolhidos pelo CCZ, basta entrar em contato direto com o órgão através do 3411-7753.

Fonte: Jornal Agora MS

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.