CCZ promove microchipagem em cães e gatos, em São Sebastião, SP

CCZ promove microchipagem em cães e gatos, em São Sebastião, SP
Foto: Prefeitura de São Sebastião

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Sebastião realizará a partir do próximo dia 12, o trabalho de microchipagem em cães e gatos. A ação prosseguirá até o dia 16 de dezembro no Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade.

Gratuita, a iniciativa da Prefeitura atenderá o município todo. Ou seja, todos os tutores, de todos os bairros, poderão se dirigir ao Centro Comunitário para microchipar seu bichinho de estimação.

De acordo com a veterinária responsável pelo órgão subordinado à Secretaria de Saúde (Sesau), Wânia de Araújo Moreira, o microchip é um método de identificação seguro,  inviolável e permanente que garante a identificação do pet.

Segundo afirmou, o aparelho facilita o resgate do bichinho em caso de roubo ou fuga e proporciona ao veterinário maior facilidade de acesso às informações do pet como vacinas e castração. “O procedimento para implantar o microchip é bem simples, igual a aplicação de uma injeção comum, não sendo necessário anestesiar o animal”, observou.

A veterinária enfatizou que a colocação do microchip auxiliará, ainda, no controle populacional dentro do município, uma vez que, por enquanto, serão beneficiados com o  chip apenas os animais castrados. Os pets não castrados serão identificados em uma outra fase ou podem ser microchipados por profissionais particulares.

No ano passado, O CCZ castrou e microchipou 1100 animais. “Este ano, porém, só faremos a microchipagem e, somente em animais já castrados”, frisou a veterinária. “Logicamente que, o animal microchipado em 2015, não precisa ser microchipado outra vez”, observou.

Como parte do encerramento da atividade do CCZ, acontecerá às 10h de sábado (17), o 3º Festival de Yoga, aberto à toda comunidade.

Serviço: Os tutores devem apresentar  documentos como RG, CPF e comprovante de residência no ato da  microchipagem que será feita diariamente das 9h30 às 16h.

Com informações da Prefeitura de São Sebastião

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.