RJ Goytacazes trabalho CCZ H

CCZ recolhe cerca de 40 animais por semana em Campos, no RJ

Setor afirma que realiza ronda em diversos locais diariamente. Tutor tem 5 dias para buscar os animais e deve pagar multa.

RJ Goytacazes trabalho CCZ

Cerca de 40 animais são recolhidos semanalmente pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Segundo o Setor de Recolhimento de Médios e Grandes Animais do Setor de Recolhimento de Médios e Grandes Animais.Todos os dias, os profissionais do setor percorrem diversos locais como a Avenida Artur Bernardes, Estrada do Carvão, Estrada dos Ceramistas, Avenida Presidente Kenedy e Avenida 28 de Março, em busca de animais soltos, que possam colocarem risco a vida da população.

Os animais recolhidos pelo órgão recebem vacina contra raiva e tétano, são microchipados e fazem exame de anemia infecciosa equina. O tutor tem cinco dias para resgatar o animal e pagará uma multa de apreensão de R$ 100, mais diária de R$ 20. Se o tutor não for buscar, o animal vai pro CCZ rural, uma área da prefeitura em Itereré, e passa a pertencer ao município. Em seguida, o animal vai a leilão. Se o animal já estiver morto, o serviço de recolhimento é feito pela Vital Engenharia. Se o tutor reincidir, perderá o animal de vez.

“Nesta semana mesmo, por exemplo, assim que recebeu a demanda por telefone de cavalo solto no Jóquei, o caminhão do CCZ, que estava no Carvão, se dirigiu para o Jóquei, e orientou o proprietário que, imediatamente, recolheu o animal. O trabalho acontece a partir de solicitação ou denúncias e ainda nas ações de rotina do CCZ”, afirmou o Secretário de Saúde e vice-prefeito Francisco Oliveira.

Segundo a Saúde, em relação aos animais na BR-101 esse serviço compete à concessionária que administra a rodovia. O secretário alerta para o perigo de animais soltos nas vias públicas e chama atenção para tutela responsável. “Animais soltos, como cavalos, por exemplo, podem causar graves acidentes, gerando vítimas fatais. Por isso, os tutores devem estar atentos às suas responsabilidades. Além de trazer perigo ao trânsito, gera sujeira na cidade”, disse.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.