CCZ vai castrar animais do Conjunto Habitacional João Domingos Netto em Presidente Prudente, SP

Objetivo é evitar epidemias de doenças como a leishmaniose e a raiva. Órgão entrará em contato com as famílias contempladas em Pres. Prudente.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), oferece às mais de 2,3 mil famílias que receberão casas do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, que tenham cães e gatos, o serviço gratuito de castração dos animais.

O novo bairro, que fica na zona norte da cidade e ainda não foi inaugurado, faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A previsão é de entrega das moradias aos contemplados no próximo mês de setembro.

Conforme o médico veterinário Célio Nereu Soares, diretor do CCZ, o serviço gratuito tem os objetivos de garantir o controle da população animal e evitar epidemias de doenças como a leishmaniose canina e a raiva.

“Tivemos acesso, através da SAS, ao cadastro dessas famílias e constatamos que um grande número possui animais domésticos. O CCZ tem a preocupação de realizar um controle mais efetivo, realizando a microchipagem dos animais e a castração, garantindo assim a saúde dos animais e de suas famílias”, explica.

O veterinário conta que o CCZ, a partir da próxima semana, entrará em contato com as famílias por telefone para realizar o cadastramento e agendar a castração. A equipe do CCZ busca os animais em casa e os devolve no mesmo local.

As famílias referenciadas no programa de transferência de renda Bolsa Família já são beneficiadas com o serviço gratuito de castração de animais desde o ano passado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.