Ceia com ‘tender de grão de bico’ é opção para vegetarianos na Paraíba

Ceia com ‘tender de grão de bico’ é opção para vegetarianos na Paraíba

PB joaopessoa natal vegano tender veganoAlimentos excluem produtos de origem animal entre os ingredientes. Mitos sobre dieta vegana estão sendo derrubados, diz culinarista.

Por Wagner Lima

Na contagem regressiva para as festas de final de ano, uma das preocupações de quem pretende reunir familiares e amigos em casa é o cardápio para a tradicional ceia ou de jantar. Mas, e quando uma ou mais pessoas não come produtos de origem animal? A ceia vegana ou pratos que excluem os alimentos de origem animal são a alternativa para evitar gafes em uma época em que a palavra inclusão ganha mais força, como reforça a culinarista vegana, Carla Ioost.

A culinarista explica que há muitos mitos em torno da comida vegetariana como o de ser uma opção cara para o bolso ou com pouco sabor e valor nutritivo, que têm sido derrubados com a consciência da importância alimentar e até dos direitos dos animais.

Há oito anos difundindo pelo país a importância da comida vegana, Carla Ioost, nascida no Rio Grande do Sul, ao passar por João Pessoa resolveu ficar e montou uma empresa que oferece entrega de comidas veganas na cidade há dois anos por perceber a receptivida do paraibano à comida. “Meu trabalho vem pra desmistificar isso de que comida vegana é cara e pouco acessível. Podemos nos alimentar bem, sem crueldade com os animais e ainda com valores bem acessíveis e agregando a todos”, frisou.

PB joaopessoanatal vegano panetoneCarla Ioost explica que, tendo como base o movimento das festividades de final de ano de 2013, recebeu mais de 50 encomendas de produtos destinados a ceias e jantares de final de ano. Os pedidos mais frequentes nessa época do ano, segundo Carla Ioost, são os panetones, chocotones e o tender vegano. Os panetones, por exemplo, são feitos sem ovos. Entre os ingredientes, suco de laranja, açúcar demerara, fermento, óleo vegetal e frutas secas.

O prato principal da ceia vegana é o ‘tender vegano’ que tem uma textura que em muito lembra aos tradicionais assados. O tender é, na verdade, uma massa de grão de bico com farinha de mandioca que vem com o recheio de espinafre cremoso e por cima leva o molho madeira, feito a base de shoyo, trigo e especiarias.

Carla reforça que embora não goste de fazer relações entre os pratos veganos e os que levam alimentos de origem animal, muitos clientes que aderiram aos pratos relacionam a textura do tender vegano aos assados tradicionais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.