Cenas comoventes de animais resgatados de laboratórios vendo o sol pela 1ª vez

Cenas comoventes de animais resgatados de laboratórios vendo o sol pela 1ª vez

Por Ameena Schelling / Tradução de Alice Wehrle Gomide

EUA beagleslabs01

Mais de 25 milhões de animais são usados para pesquisas, testes e propósitos educacionais nos EUA todos os anos. Mas o uso desses animais em muitos experimentos é frequentemente injustificado, ou simplesmente ineficaz – 92% dos medicamentos testados com sucesso em animais, por exemplo, nunca recebem aprovação para uso humano.

Em homenagem ao Dia Mundial para Animais de Laboratórios na última sexta (24), mostramos aqui quatro raros finais felizes onde os animais finalmente foram libertados depois de uma vida de pesquisas.

1. Nove Beagles libertados de um laboratório em Nevada

Eles estão vendo a grama e o sol – e encontrando seus antigos colegas de cativeiro – pela primeira vez.

2. Dois gatos salvos de um laboratório de pesquisa em New York

Veja Shira, a gata branca, e Xander, o gato negro, dando seus primeiros passos para a liberdade.

Infelizmente, Shira morreu poucos meses depois devido a uma convulsão. Não se sabe se foi causada pelas pesquisas que foram realizadas nela. Felizmente, Xander ainda está aproveitando sua vida como um gato doméstico.

Xander no seu primeiro dia em casa, ganhando seus primeiros abraços…

EUA beagleslabs02

Vendo sua primeira ave…

EUA beagleslabs04

E Xander hoje…

EUA beagleslabs05

3. Seis coelhos resgatados de um laboratório de pesquisa na Espanha

Apesar de no começo estarem muito assustados para deixarem suas jaulas, quando eles veem o sol pela primeira vez e percebem que estão livres, eles até mesmo começam a saltitar… como coelhos.

4. 38 chimpanzés resgatados de um laboratório na Europa

A maioria deles foi arrancada de sua selva quando ainda eram bebês, e esta é a primeira vez que eles veem o sol e sentem a grama sob seus pés em 30 anos. É incrível assistir seu senso de perplexidade – eles até mesmo abraçam uns aos outros, sorrindo, quando percebem que isso tudo é de verdade.

Estes animais encontraram a liberdade, mas ainda há milhões como eles presos em laboratórios ao redor do mundo. Se você quiser ajudar, um bom primeiro passo é tornar-se “livre de crueldade” – não compre produtos testados em animais.

Fonte: The Dodo 

Nota do Olhar Animal: A questão não é se a exploração de animais é “justificável” (no sentido de ‘necessária’) ou “eficaz”. A questão é se ela é justa. As similaridades dos animais não humanos com os humanos no que se refere à senciência indicam que não. A ineficácia do uso do modelo animal apenas soma mais erros ao erro primário, de ordem moral. 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.