Centro de adoção de animais será construído em Viçosa, MG

Centro de adoção de animais será construído em Viçosa, MG

Prefeitura doou um terreno à Sovipa pela após lei ser sancionada. Local fica às margens da MG-482 e vai abrigar sede da sociedade.

Foi sancionada, em Viçosa, a Lei Municipal nº 2.562/2016, pelo prefeito Ângelo Chequer, que autoriza a concessão de um terreno para a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa). A instituição construirá um centro de adoção de animais abandonados no local. Ainda não há previsão para o começo das obras.

A área, de 9.500 metros quadrados, fica às margens da MG-482, na zona rural da Colônia Vaz de Melo. O local vai abrigar ainda a sede da Sovipa, responsável pela construção e gerenciamento do centro de adoção de cães e gatos.

A edificação da estrutura do canil e gatil será realizada pela instituição, observando os parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores competentes. O projeto arquitetônico elaborado pela entidade já foi aprovado pelo Instituto de Planejamento do Município (Iplam).

Com a desativação do canil municipal que funcionava na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Prefeitura estabeleceu essa parceria com a Sovipa. “A primeira etapa, que era a concessão do terreno por 20 anos, já foi concluída. Agora temos um planejamento estrutural e vamos tentar financiamento para depois construir e gerenciar o local”, disse a representante da instituição, Maria de Lourdes Mattos Barreto.

A construção deverá ser financiada com recursos próprios da instituição, provenientes de parcerias com o Estado, União, Município ou outra entidade da Sociedade Civil organizada. A entidade também deverá estabelecer programas de castração de cães e gatos e colaborar na efetivação de campanhas de adoção de animais abandonados.

“É um aspecto muito importante para o município, que tem cerca de 5.000 animais. Vamos poder prestar atendimentos para esses cães e gatos, para que eles possam ter um espaço de adoção, mas também de castração”, comentou.

Para suprir com os custos da operação e manutenção do centro de adoção, o Município de Viçosa se comprometeu a aumentar o valor da subvenção paga à entidade, que hoje é de R$ 25.000 por ano. O valor do aumento não foi divulgado.

Fim do canil na UFV

MG Vicosa centro animais abandonados construido2Em 2015, a Sovipa protestou e questionou as autoridades sobre a doação de 20 cães do canil municipal à UFV para pesquisa. Uma audiência pública na Câmara Municipal sugeriu que o Canil Municipal fosse desvinculado da instituição.

Em novembro do mesmo ano, uma ação judicial solicitou a paralisação de um experimento científico realizado pela UFV com os cães. Segundo consta na ação, a experiência provocaria osteoartrite nos animais com o fim de avaliar a evolução e o tratamento da doença. Ao final seria praticada a eutanásia em todos os envolvidos nos estudos.

A experiência foi aprovada pela comissão de ética de uso de animais da instituição. Depois dos casos de experiência, o canil foi desvinculado à universidade.

Na oportunidade, a UFV disse ao G1 que considera a proposta coerente. “De fato, atribuições que competem a um canil experimental e a um canil para manejo de populações de cães de rua têm finalidades e objetivos diferentes”, informou a nota enviada pela assessoria da instituição.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.