Centro de Bem-Estar Animal de Canoas (RS) passa a contar com um sistema de prontuário digital

Centro de Bem-Estar Animal de Canoas (RS) passa a contar com um sistema de prontuário digital

Nesta semana, a Prefeitura de Canoas implementou um sistema de prontuário digital no Centro de Bem-Estar Animal. Deste modo, haverá registro e integração de dados dos animais tratados na instituição e seus respectivos tutores. Até então, todas as fichas eram feitas manualmente, com papel e caneta.

Entre as etapas que ficam registradas no sistema estão o primeiro atendimento no consultório, o tratamento, a reconsulta e o uso de medicamentos. O maior controle sobre as medicações da instituição, aliás, se estende ao que também é usado no bloco cirúrgico. Assim, o CBEA busca reduzir consideravelmente qualquer perda de recursos, eventualmente causada por falhas humanas ou duplicidade de registros manuais.

A nova tecnologia é comemorada pela secretária Extraordinária dos Direitos dos Animais, Mari Cancelli dos Santos. “É um sistema igual ao dos hospitais. Além de dar mais confiabilidade aos procedimentos que realizamos aqui, ele também vai nos garantir mais agilidade e economia de papel, ou seja, também pensamos na sustentabilidade”, explica.

Em dois anos, mais de 14 mil atendimentos

Desde que recebeu uma grande reestruturação, no início de 2018, o CBEA já realizou mais de 14 mil atendimentos. Neste quantitativo, mais de 4,3 mil foram castrações, que são fundamentais para o controle populacional de animais no município. E mais de 500 foram adoções, que garantiram a cães, gatos e equinos, antes vítimas de maus tratos, uma nova chance de vida.

Quem tiver interesse em adotar pode comparecer ao CBEA, na avenida Boqueirão, 1985, no bairro Igara. É necessário apresentar documento de identidade, CPF e um comprovante de endereço. Todos os animais liberados para adoção são castrados, vacinados e desverminados. Os interessados passarão por uma entrevista e precisarão preencher uma ficha e um termo de adoção, além de serem submetidos a um acompanhamento posterior.

Fonte: Revista News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.