Centro de Bem Estar Animal de Mogi (SP) faz 60 atendimentos por dia

Centro de Bem Estar Animal de Mogi (SP) faz 60 atendimentos por dia

O Centro de Bem Estar Animal, em Mogi das Cruzes, está ajudando não só os animais, mas também às famílias que não têm dinheiro para pagar consultas particulares em clínicas veterinárias. O espaço, que fica no distrito de César de Sousa, oferece atendimento clínico e cirúrgico para cães e gatos. Aproximadamente, são 60 atendimentos e quatro cirurgias por dia.

O local funciona como uma unidade de Pronto Atendimento. Além das cirurgias, os animais recebem medicação e fazem vários tipos de procedimento de emergência.

Cláudia de Oliveira Santos levou seu cachorro de oito anos. Ele está com um tumor no baço, já passou em consulta foi medicado e ela vai agendar a cirurgia. “Nós fizemos o exame de sangue, só o ultrassom que vou ter que fazer fora. Mas é um preço mais barato do que se fosse direto numa clínica particular e o resto é tudo de graça.”

Os animais de Maria de Lourdes dos Reis também não estão se sentiam muito bem. Eles já são pacientes antigos, mas desta vez foram levados porque não se alimentam direito e perderam o apetite. “Eu estava fazendo o tratamento em casa, mas não estava dando resultado. Eles estão tomando um medicamento aqui que eu tenho que vir todos os dias.”

A cachorra de Mayara Nascimento, Lulu, de 13 anos, está em tratamento, ele tem pneumonia. “Ela não estava levantando, não estava comendo, não estava bebendo água e hoje em dia ela consegue levantar e andar pelo quintal. Ela teve uma melhora de 100% depois que veio para cá.”

Para dar conta da procura são quatro veterinários e mais quatro enfermeiros que usam a estrutura montada em um consultório, sala de enfermagem e centro cirúrgico. “Aqui nós fazemos consultas em geral. Geralmente, quando o animal está com alguma patologia mais séria, nós fazemos o primeiro atendimento, fornecemos as informações para o tutor e, caso seja necessário, nós encaminhamos para um tratamento mais específico. Infelizmente nem sempre é possível fornecer todas os tratamentos que a medicina veterinária completa, porém, nós fazemos o possível para ajudar as pessoas que nos procuram”, explica o médico veterinário Diego Arantes.

Todos os animais são recebidos, desde que o dono more em Mogi das Cruzes. É feito um cadastro e são distribuídas 15 senhas novas por dia. Para quem já é paciente não precisa de senha.

Ana Rosa Claro, enfermeira, diz que a procura é tanta que às vezes demora. “Enquanto ela não estava bem, o veterinário não liberou. É a mesma coisa de ter uma criança pequena em casa.”

Por enquanto o centro não tem ultrassom e radiografia. Mesmo assim, as pessoas lotam a casa em busca ao menos de um exame que dê um diagnóstico e até um tratamento, já que as consultas e medicação são tão caras nas clínicas particulares. “A gente fornece o tratamento e as pessoas que tem condições de vir aqui todos os dias, nós fazemos a medicação aqui”, completa Diego.

Muitos desses animais morreriam sem essa opção de atendimento. Laurentina Mateus precisa tratar um tumor no pescoço do Yuri, de 12 anos. Ela estava preocupada, porque sabe que todo o procedimento é muito caro, mas assim que ficou sabendo do centro foi buscar atendimento. “Aqui é a única esperança, eu não tenho dinheiro para cuidar dele, mas não pode ficar sofrendo.”

Life tem 16 anos e já começou o tratamento para um problema sério de bicheira. “Se não fosse aqui, não sei o que seria. Agora vou trazer ele aqui de três em três meses”, conta Cleusa de Oliveira.

O Centro de Bem Estar Animal de fica na Estrada de Santa Catarina, 2.570 no distrito de César de Sousa, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses. O telefone para informações é o 4699-1957. Para que o animal receba atendimento, é preciso que o tutor leve o seu cartão SIS, comprovante de endereço e documento com foto.

Fonte: G1 (com informações da TV Diário)

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.