Centro de Castração completa seis mil animais atendidos em quatro anos, em Içara, SC

Centro de Castração completa seis mil animais atendidos em quatro anos, em Içara, SC
Centro de Castração completa seis mil animais atendidos em quatro anos, em Içara, SC

O Centro de Castração Francisco de Assis já chegou a seis mil animais castrados nos quatro anos de atividade que se completam neste sábado, dia 14. O programa coordenado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde, contempla agricultores com bloco de notas, a população no CadÚnico, animais de rua e animais encaminhados pela ONG Amigo Bicho de Içara.

“Diante das questões voltadas à saúde animal e também de saúde pública, nosso trabalho é fundamental para a cidade, pois com a castração, garantimos aos animais a prevenção de diversas doenças”, enaltece a superintendente da Fundai, Taynan Toretti. “A castração reduz a chance de tumores de mama, útero e ovários assim como infecção de útero nas fêmeas. Também reduz chance de tumor de próstata e evita o tumor de testículos, diminui o hábito de marcar território nos machos, prolongando a vida dos bichinhos”, explica a médica veterinária e responsável-técnica, Gabriela Gaspar.

O espaço, localizado no Horto Municipal, na comunidade de Segunda Linha, oferece atendimento para os animais em dias diversificados conforme cada público. Na segunda-feira, o atendimento é exclusivo para os animais de rua; na terça-feira, para os animais dos agricultores; na quarta-feira aos animais das ONGs registradas na cidade; na quinta-feira, para os animais do Cadastro Único; e na sexta-feira o expediente é interno, para higienização.

O agendamento para o procedimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h, na Fundai. “Castrar é um ato de amor, porém somente a castração não evita o abandono. As campanhas devem ser associadas à conscientização e posse responsável, evitando, assim, o número de animais abandonados”, completa Gabriela. Esta semana, em ação integrada, a Fundai e a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, realizaram um mutirão no Condomínio Residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina.

Com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara.

Fonte: Canal Içara

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.