Centro de proteção animal é necessidade em Venâncio Aires, RS

Centro de proteção animal é necessidade em Venâncio Aires, RS

Local específico para o tratamento de animais de rua é desafio para o município.

Por Lucas Machado / Guilherme Siebeneichler

 RS venancioaires centroprotecao46734678

Uma indicação do vereador Ciro Fernandes traz à pauta do Município a criação de um centro especializado no tratamento de animais de rua. A indicação deve ser feita na próxima segunda-feira na Câmara de Vereadores, e depois avaliada pelo Poder Executivo.

O objetivo é a criação de um programa de proteção aos animais do município e para os donos de baixa renda buscando atendimento veterinário e a distribuição de vacinas, assim como regulamentar o controle populacional por meio da realização de castração gratuita dos cães e gatos.

‘A finalidade não é ser um canil, mas sim uma casa de passagem para que os animais fiquem por um período para serem tratados, castrados, e depois devolvidos para o local onde foram encontrados’, explica.

Fernandes crê que o Executivo aceite a indicação e tome providências. Mas ele salienta a importância de estudar as possibilidades.

O veterinário Luciano Frozza destaca que a quantidade de animais abandonados nas ruas de Venâncio Aires é grande. ‘Não há um levantamento exato, mas é só prestar atenção às ruas que é possível ver o grande número de animais sem lares’, relata.

‘Essa situação tem a ver com a posse irresponsável. O ideal era termos uma legislação específica, animais com chips de identificação, e termos de responsabilidade para os tutores, além de multas para quem abandonar seu animal ou deixá-lo vagar pela rua sozinho’, diz o veterinário.

Fonte: Folha do Mate

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.