Centro de reabilitação de animais é inaugurado em Marabá, PA

Animais silvestres resgatados em situação de risco terão um novo espaço para reabilitação na região sudeste do Pará. Será inaugurado nesta quinta-feira (13) um centro de reabilitação de animais na Fundação Zoobotânica de Marabá.

O investimento beneficia centenas de espécies da fauna local, que quando estão em situação de risco, são colocadas em cativeiro para terem o tratamento adequado e serem reintroduzidas ao seu ambiente nativo da maneira mais adequada.

A estrutura inclui um hospital para os animais, onde é possível realizar procedimentos de primeiros socorros, raio-x, ultrassonografia e cirurgias. Há também uma sala de necropsia, um ambiente para preparação de alimentos, um espaço administrativo e uma jaula com cerca de 200 m², onde ficará um casal de onças pintadas.

Fundação

A Fundação Zoobotânica de Marabá funciona há 18 anos como uma referência no estado do Pará e tem como missão a elaboração de pesquisas para desenvolver ferramentas de preservação do meio ambiente e também contribui para o aperfeiçoamento dos recursos naturais da região.

Outro objetivo está relacionado a resgatar animais silvestres que passaram por situações de risco de morte e extinção. A instituição recebe de cinco a seis animais por semana em situação de risco de morte.

O espaço, construído em uma parceria junto a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), vem suprir uma demanda da região. “A gente tinha que levar os animais para hospitais particulares, mas agora a realidade será muito melhor, pois poderemos tratar de todas as espécies aqui mesmo e com todo o material necessário”, explica Manoel Ananis, biólogo e responsável técnico pela Fundação.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.