Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (MG) já recebeu mais de 1.700 bichos em um ano

Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (MG) já recebeu mais de 1.700 bichos em um ano
Animais são recebidos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora — Foto: IEF/Divulgação

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora, estrutura compartilhada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já recebeu mais de mil animais em um ano. A informação foi divulgada pela assessoria do órgão ao G1.

De acordo com o Cetas, desde 2018, pelo menos 1.700 animais foram atendidos a partir de entrega voluntária, recolhimento ou de ações de fiscalização. Deste total, já foram soltos cerca de 1.023 de bichos.

Conforme a assessoria do Centro de Triagem, os animais recebidos no Cetas são avaliados, passam por triagem e recebem tratamento quando necessário e são encaminhados para a reabilitação e soltura. Em alguns casos são destinados a mantenedores, quando não têm condições de serem reintroduzidos na natureza.

Soltura

A maior parte das solturas dos animais são feitas em etapas. Inicialmente, eles permanecem no viveiro ou área reservada para adaptação ao ambiente, e após essa quarentena, os bichos são soltos em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas).

Depois de tratamento e reabilitação, bichos são soltos na natureza — Foto: IEF/Divulgação
Depois de tratamento e reabilitação, bichos são soltos na natureza — Foto: IEF/Divulgação

Segundo o órgão, o local da ASAS não é divulgado para impedir a ação de caçadores e traficantes de animais silvestres. Além da permissão do IEF para o acompanhamento da soltura, é necessária a autorização dos proprietários para o acesso, já que são áreas particulares.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.