Centro de Triagem de Animais Silvestres pode trocar Florianópolis por São José, em SC

Centro de Triagem de Animais Silvestres pode trocar Florianópolis por São José, em SC
Técnicos visitam área destinada à transferência do CETAS -SC para São José – Foto: Divulgação/PSJ/ND

Quando resgatados, animais silvestres de Santa Catarina recebem atendimentos, tratamentos e reabilitações em unidades conhecidas como CETAS -SC (Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina). Atualmente, o órgão está localizado no Rio Vermelho, em Florianópolis, mas há planos de mudança para que funcione no Continente.

Trazer o CETAS para o continente é uma estratégia que, segundo o IMA (Instituto do Meio Ambiente), facilitaria o acesso dos animais resgatados ao atendimento, por questões de trânsito e deslocamento. A nova sede seria construída em São José, em um terreno afastado dos bairros mais populosos.

“Se os animais se aproximam muito da gente, eles perdem um pouco o instinto de fuga, e isto é um risco para a reintrodução deles no ambiente natural”, explica Vanessa Moraes Nunes, bióloga e coordenadora de faunas do IMA. Em uma visita técnica, o Instituto afirmou que o terreno oferecido pela Prefeitura de São José reúne as características necessárias.

Negociações

A transferência para a sede do CETAS foi assunto durante uma reunião na terça-feira (17). Participaram da conversa representantes do IMA e da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A intenção é que a mudança também amplie a empregabilidade em São José, com a capacitação de mais profissionais na área.

“A conservação ambiental está dentro do Programa de Metas. Nesse sentido, o município está tratando deste convênio futuro com o IMA, para trabalharmos mais na conservação da fauna silvestre cedendo esta área para que a gente consiga cumprir este objetivo, que tem tudo a ver com a conscientização ambiental”, observou a superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela dos Anjos.

Para possibilitar a estruturação da nova sede, será necessário um convênio com o Ministério Público que permita o uso do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados. Nesta reserva estão valores de multas, condenações e acordos judiciais de ações que geraram danos à coletividade, como no meio ambiente, consumidor e patrimônio.

Fonte: ND+


Nota do Olhar Animal: A presença do CETAS no Parque do Rio Vermelho sempre foi um dos grandes empecilhos para que a especulação imobiliária tomasse conta da enorme área de mata que existe entre a Lagoa da Conceição e a Praia de Moçambique, a maior de Florianópolis. O que acontecerá com essa área?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.