Centro de Zoonoses nos Bairros agenda 31 castrações na Vila Lucinda, em Itu, SP

Visita ocorreu no dia 26 de abril.

Por Jéssica Ferrari

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve na Vila Lucinda, no dia 26 de abril, quando agendou 31 castrações de animais de tutores residentes no referido bairro. A visita fez parte do Programa Centro de Zoonoses nos Bairros, criado este ano pelo CCZ de Itu, e que percorre bairros do município para promover o agendamento para castração e atendimento de cães e gatos.

Visitas também estão programadas, de acordo com o cronograma do Centro de Controle de Zoonoses, para os bairros Vila Progresso (31/05), São Judas (28/06), Jardim Vitória (26/07), Cerâmica Torga (30/08), Cerâmica 7 Quedas (27/09), Bairro Araguaia (25/10), Vila Ianni (29/11) e Vila Bandeirantes (27/12).

Esse programa contribui com a saúde pública, considerando que com as castrações o CCZ promove um controle de natalidade animal, diminuindo a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas e, consequentemente, o surgimento de zoonoses. Diversas são as zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como raiva, leptospirose, leishmaniose, esporotricose, febre maculosa, toxoplasmose e outras.

Vale ressaltar que, além das castrações agendadas por meio do Programa Centro de Zoonoses nos Bairros, o CCZ de Itu realiza diariamente de 12 a 17 castrações.

Fonte: Itu.com.br

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.