Centro de Zoonoses promove campanha antirrábica em Rio Branco, AC

Centro de Zoonoses promove campanha antirrábica em Rio Branco, AC

Por Dell Pinheiro

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Raiva, o Centro de Controle de Zoonoses realizou nesta quarta-feira, 28, um dia de vacinação nos Bairros Santa Inês e Recanto dos Buritis. Em Rio Branco, a campanha antirrábica teve início em agosto. A meta é vacinar 80% dos animais, entre cães e gatos, até o dia 17 do próximo mês.

“Estamos passando de casa em casa vacinando os animais; e o resultado está sendo positivo. Hoje (ontem), essa ação está sendo realizada em diversos países em alusão a data. A população dever ser orientada sobre a doença, que se não tratada a tempo pode ser letal”, salientou o diretor do departamento de Vigilância em Zoonoses, Everton Arruda.

Diversos bairros da capital já foram visitados pelas equipes responsáveis pela vacinação. A campanha é promovida pelo Centro de Zoonoses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre a data

O Dia Mundial foi escolhido em homenagem ao aniversário do químico francês Louis Pasteur, que desenvolveu a primeira vacina contra a raiva. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença, hoje em dia, em animais e seres humanos. Este ano, o lema do Dia Mundial de Combate à Raiva é “Educar, Vacinar e Eliminar”. O tema também reflete o objetivo global de acabar com as mortes por raiva até 2030.

De acordo com a ONU, todos os anos, cerca de 20 milhões de cães – 38 a cada minuto – são mortos de forma cruel na tentativa de combater a doença. Dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil está entre os principais exemplos de combate eficaz à doença em todo o mundo. Desde 1973, quando foi implantado no país o Programa Nacional de Prevenção, houve uma redução de 95% nos casos de raiva canina.

Fonte: Página 20

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.