Centro de Zoonoses registra casos de abandono de cachorros da raça pit bull em Campina Grande, PB

Centro de Zoonoses registra casos de abandono de cachorros da raça pit bull em Campina Grande, PB
Centro de Zoonoses registra casos de abandono de cachorros da raça pitbull em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande registrou um aumento nos casos de abandono de cachorros da raça pitbull na cidade. Segundo o órgão, pelo menos quatro denúncias de abandono de pit bulls foram recebidas nas últimas semanas.

VÍDEO: Centro de Zoonoses registra casos de abandono de cachorros da raça pit bull em CG

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que também faz o resgate dos bichos, os casos são recorrentes e geralmente se dão pelo estigma de agressividade da raça pitbull. Na maior parte dos casos, os animais estão com a saúde debilitada, precisando de assistência veterinária.

O Tenente Laseon Silva, do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, explicou que em um dos resgates cidade, o tutor foi aguardado mas não apareceu e o cachorro precisou ser levado para o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande.

Aretuza Nascimento, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, explicou que o abandono de cachorros é recorrente na região. Segundo ela, esses animais vivem em situações que podem aflorar a agressividade, e são tão vítimas quanto a população.

“O animal é tratado para que seja agressivo e é mais uma vítima, além da população. Pedimos que os tutores tenham mais responsabilidade”, disse.

A coordenadora também explicou que os tutores podem ser responsabilizados criminalmente em casos de abandono e também de ataque animal. Ou seja, caso o animal esteja solto e ataque um ser humano ou outro bicho, o tutor pode responder criminalmente.

“Além de responder pelo abando também respondem pela guarda do animal. É responsabilidade do tutor ter o animal até o fim de sua vida, ou conseguir outra adoção, mas não abandona”, explica.

A população de Campina Grande pode denunciar casos de abandono animal junto ao Centro de Zoonoses do município, através do telefone (83) 3310-7062. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado, pelo telefone (83) 3310-9396.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: A demonização de cães da raça pit bull está levando pessoas a abandoná-los e a agredi-los, inclusive matando-os. Eles não tem comportamentos naturais muito distintos do comportamento de cães de outras raças, porém são criados de forma a se tornarem violentos, seja pelo adestramento intencional, seja como resultado dos maus-tratos contra eles. A força de sua mordedura causa danos graves, diferente de cães igualmente agressivos, mas de menor porte. O problema da criação de animais ditos “de raça” (e não só de pit bulls) é outro e causa danos aos próprios cães. Veja na matéria a seguir.

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.