Cerca de 300 jumentos são apreendidos em fazenda na Bahia

Cerca de 300 jumentos são apreendidos em fazenda na Bahia
Cerca de 300 jumentos são apreendidos em fazenda na Bahia (Foto: Reprodução Internet)

Cerca de 300 jumentos foram apreendidos, na segunda-feira (7), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adab), e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia  (Inema), em uma fazenda na BA-210, a 7 km de Juazeiro, norte da Bahia. Após uma denúncia de que a propriedade traficava animais, os órgãos de fiscalização suspeitam que os jumentos seriam abatidos na região e a pele deles seria vendida para China.

Os animais estavam sem documentação de origem, conforme a Adab. “A fazenda não é cadastrada junto ao sistema de defesa, a Adab. Isso cabe uma multa. Os animais vieram para cá de forma ilegal. Estamos autuando o proprietário e ele vai ter 15 dias para responder a atuação “, diz fiscal da agência, José Arnaldo Cruz.

Segundo o fiscal, o dono da fazenda alega que um projeto social seria desenvolvido com o leite dos animais. A multa para o proprietário da propriedade rural será de R$ 13 mil reais. Ele preferiu não falar com a reportagem.

Na semana passada, três carretas com mais de 154 jumentos também foram apreendidas, na região norte do estado, perto da cidade de Casa Nova, na BR-235. Os veículos saíram de Remanso com destino à Minas Gerais. Os três motoristas foram multados em mais de R$ 8 mil.

Com informações da TV São Francisco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.