Cerca de 450 caranguejos são apreendidos em Niterói e São Gonçalo, no RJ

As cidades de Niterói e São Gonçalo registraram apreensões de cerca de 450 caranguejos-uçá na manhã desta quarta-feira (12). Os animais estão em período de defeso e, por isso, não podem ser comercializados.
Em Niterói, uma equipe da Unidade de Polícia Ambiental se deslocou ao Mercado de Peixes do município e fizeram uma varredura no local, apreendendo dois sacos de nylon contendo aproximadamente 300 caranguejos-uçá. Os animais foram levados para a 76ª DP (Centro). Ninguém foi preso.
Em São Gonçalo, os indivíduos estavam vendendo os caranguejos em via pública, próximo ao viaduto de Alcântara. Após a chegada dos policiais, os vendedores fugiram do local e abandonaram três sacos de rafia e no seu interior com aproximadamente 150 espécimes. Os animais foram levados para a 73ª DP (Neves).
O caranguejo-uçá está no defeso, isso quer dizer que fica proibido a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização desta espécie.
De acordo com o Ibama, esse período é muito importante para a reprodução das espécies, evitando dessa forma a sua extinção.
Por Saulo Junior
Fonte: Enfoco
Nota do Olhar Animal: A proteção legal para os caranguejos só vale em um período do ano. Ambientalistas e autoridades não se importam com o sofrimento causado a esses seres sencientes. A eles só é relevante que os caranguejos cumpram seu papel ecológico como uma meras engrenagens.