Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, em Araxá, MG

Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, em Araxá, MG
Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Sáude (Foto: Reprodução Internet)

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 10, o balanço das castrações feitas através do setor de Vigilância Ambiental. Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente desde maio, quando começou a valer o contrato da Prefeitura de Araxá com as clínicas responsáveis pelas cirurgias.

Até o fim do mês de setembro foram castrados 448 animais. A prioridade são os cães do canil municipal e dos abrigos Mãos de Assis e Lar Castelha, que acolhem animais de rua ou abandonados por seus donos. Foram castrados 52 cães do canil municipal, 62 do Lar Castelha e outros 52 do Mãos de Assis. A cirurgia de castração foi estendida para 282 animais cujos donos possuem dois ou mais cães.

Os animais candidatos à castração devem fazer exames de sangue e precisam ser aprovados pelos veterinários. A cirurgia dura 30 minutos em animais machos e uma hora e meia em fêmeas. Os cães recebem antibióticos e anti-inflamatórios e voltam para casa no mesmo dia.

As pessoas que possuem mais de dois cães e querem castrar seus animais devem realizar o cadastro nos PSFs (Programa de Saúde da Família) ou com os agentes de endemias.

A população de cães cresce dia após dia. Porém, nem todos que nascem conseguem um dono ou um lar e acabam na rua. Por isso é necessário castrar os animais para que esse aumento progressivo seja evitado.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.