Cetas garante bem-estar e reintegração da fauna silvestre em Cruz das Almas, BA

Cetas garante bem-estar e reintegração da fauna silvestre em Cruz das Almas, BA

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins visitou na terça-feira, dia 4, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no município de Cruz das Almas, equipamento gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A visita do secretário ao local teve como objetivo conhecer o trabalho realizado pelo Centro, discutindo possíveis ações para intensificar a proteção da fauna local, buscando expandir ainda mais as atividades do órgão na região e reiterando o compromisso do Estado com a preservação ambiental e o bem-estar animal.

“O trabalho realizado no Cetas, por mais este braço da nossa secretaria, é de suma importância para a preservação da nossa fauna. Estar in loco nos permite pensar e discutir muito mais possibilidades de ações eficazes, que possam ampliar significativamente o nosso raio de ação contra práticas criminosas, como o tráfico de animais e maus-tratos”, disse o secretário da Sema. Além de Cruz das Almas, existe outro Centro de Triagem de Animais Silvestres na capital baiana, em Pituaçu.

O veterinário do CETAS, Paulo Baiano, informou que nos primeiros seis meses de operação do órgão na região, aproximadamente, 1.500 animais deram entrada precisando de assistência, enfatizando a importância do equipamento público. “Com o trabalho da coordenação de fauna e com a expansão dos serviços das UR’s (Unidades Regionais do Inema), nossa média anual de animais que dão entrada aqui no CETAS, seja por meio de apreensão ou mesmo por entregas voluntárias, ultrapassa os 3 mil indivíduos”, afirmou.

Ainda segundo Paulo, pelo menos 50% dos animais que dão entrada no CETAS, durante todo o ano, são adequadamente tratados e devolvidos à natureza. “Nem todos os animais silvestres chegam em condições favoráveis para serem reintegrados, mas com muito trabalho e cooperação de nossa equipe de profissionais, além de muita sensibilidade, conseguido resultado cada vez melhores”.

CETAS de Cruz das Almas

Inaugurado em junho de 2020 pelo Governo do Estado da Bahia, o CETAS Cruz das Almas foi o primeiro do estado, antecedendo o seu irmão mais novo, o CETAS Pituaçu, em Salvador. O órgão é responsável pela recepção de animais silvestres apreendidos em todo o estado da Bahia e possui uma equipe multidisciplinar, formada por biólogos, veterinários, tratadores e outros profissionais, que trabalham em conjunto para garantir o bem-estar dos animais e a sua reintegração à natureza. Alguns animais podem ser liberados imediatamente, enquanto outros precisam passar por um processo de reabilitação antes de serem devolvidos à natureza, que também é analisada enquanto habitat, com a função de promover as melhores condições possíveis de reintegração e adaptabilidade.

Disque Resgate

Para todo e qualquer tipo de crime ambiental, o número para contato com o Disque Resgate do Inema é o (71) 996613998 (também funciona como whatsapp) e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana e de forma anônima. É importante fornecer o máximo de informações possíveis sobre o crime ambiental, como a localização e a descrição da situação, para que a ação das autoridades seja mais eficiente. Além disso, o CETAS Cruz das Almas também realiza atividades educativas e de conscientização ambiental, buscando sensibilizar a população sobre a importância da preservação da fauna silvestre e combate ao tráfico de animais.

Fonte: Tribuna do Recôncavo