Chimpanzé escapa de recinto e mobiliza equipes em zoológico de Sorocaba, SP

Chimpanzé escapa de recinto e mobiliza equipes em zoológico de Sorocaba, SP
Chimpanzé escapou de recinto e mobilizou equipes no zoológico de Sorocaba. — Foto: Fábio Rogério/Cruzeiro do Sul

Uma chimpanzé recém-chegada ao zoológico de Sorocaba (SP) mobilizou cerca de 40 pessoas do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente após escapar do recinto na tarde desta quinta-feira (12). O animal não chegou a sair do zoológico e foi capturado pela equipe de veterinários do local.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Sorocaba, Mauricio Mota, o animal tem 15 anos, se chama Kelly e chegou à cidade em 6 de novembro. Ela vivia no Beto Carrero World, em Santa Catarina, e já tem histórico de tentativas de fuga.

Kelly vai ficar no zoológico temporariamente para fazer companhia a um chimpanzé macho que chegou no domingo (8) vindo do zoológico do Rio. Ambos vão permanecer no interior paulista até o fim das reformas dos parques de origem.

Ainda segundo o secretário, Kelly estava em um recinto com outro chimpanzé, quando escapou na hora em que o tratador foi entregar a alimentação. Ela andou pelo espaço e subiu em uma árvore.

Vídeo: Chimpanzé escapa de recinto e mobiliza equipes em zoológico de Sorocaba.

Durante a operação de resgate, foi feito isolamento do parque, com interrupção da entrada de visitantes.

Duas horas depois, Kelly acabou entrando no recinto vizinho, onde ficam dos babuínos. Eles foram isolados, e chimpanzé ficou ali acompanhada por veterinários.

Segundo a prefeitura, houve a tentativa de uma contenção química com aplicação de dardo, mas o tranquilizante não foi injetado por completo.

Por causa disso, equipes que incluíram técnicos do zoo monitoraram a chimpanzé o tempo todo até que, voluntariamente, por volta das 14h15, ela retornou ao recinto de forma tranquila.

Nenhum animal e nem funcionários do zoológico ficou ferido.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que vai investigar quais falhas podem ter ocorrido no momento do tratamento dos chimpanzés.

Fonte: G1 (com informações de Ariane Flores/TV TEM)


Nota do Olhar Animal: O Ministério Público já investigando não só a fuga, mas a própria presença dos chimpanzés no zoológico de Sorocaba. Mais uma vez um animal confinado em zoológico é exposto a uma situação de perigo pela falta de segurança destas instituições. Casos de fugas e ataques são recorrentes em zoos. E muitos terminam com o abate do animal. Por outro lado, causa bastante estranheza as declarações de que o casal esteja reunido meramente para um fazer companhia para o outro, hospedado em Sorocaba por conta da reforma do zoo do RJ. Animais juntos se reproduzem, óbvio. Isto está inserido dentro de algum projeto conservacionista? Qual? Os procedimentos relativos a quarentena foram observados? E porque a presença desses animais quando ainda corre o processo envolvendo o chimpanzé Black, retirado de lá por decisão da Justiça? O Ministério Público e a sociedade aguardam respostas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.