Choque quando quase 80 cães foram encontrados vivendo na ‘negligência e miséria’ no norte da Suécia

Choque quando quase 80 cães foram encontrados vivendo na ‘negligência e miséria’ no norte da Suécia
Os cães foram encontrados em uma batida policial no norte da Suécia. crédito: Polisen

Diversas pessoas se ofereceram para adotar um dos cerca de 80 cães negligenciados encontrados no Norte da Suécia.

A polícia e funcionários administrativos do condado encontraram mais de 60 cães amontoados em dois trailers durante uma inspeção de direitos dos animais no dia 3 de setembro.

Os proprietários, de Ånge, na região de Medelpad, são suspeitos de terem fugido com os cães para evitar a inspeção, mas, depois de procurá-los por horas, a polícia conseguiu localizá-los.

“Era negligência e miséria. Alguns filhotes eram nascidos de poucos dias e estavam mamando. Alguns dos cães estavam realmente em más condições física”, disse o policial Daniel Dübbel ao Sundsvalls Tidning.

Eles então encontraram outros dez cães em uma fazenda próxima no dia seguinte.

Ao menos dois dos cães tiveram que ser eutanasiados, e o restante foi levado para atendimento.

Os tutores são suspeitos de violação do ato de proteção animal da Suécia.

Existiam várias raças diferentes entre os cães, e cerca de metade deles estava crescida e metade eram filhotes, de acordo com o conselho administrativo do condado. Atualmente, veterinários estão examinando-os para avaliarem quantos deles estão em uma condição suficientemente boa para serem realojados.

O caso provocou choque, raiva e pena em igual medida, com centenas de comentários deixados na página da polícia no Facebook. Autoridades disseram que muitas pessoas tinham se voluntariado para ajudar a tomar conta dos cães.

“Questionamentos se derramaram via Facebook e telefone”, disse Sara Sundin do conselho administrativo do condado em Gävleborg em um pronunciamento no dia 5. “Assim que nós soubermos quantos cães podem ser realojados, daremos um retorno às pessoas que têm mantido contato conosco”.

Dübbel, um dos funcionários que encontrou os cachorros, disse ao locutor da rádio pública sueca SVT que ele mesmo tinha se oferecido para adotar um dos cães.

O conselho pediu às pessoas interessadas em dar um lar aos cães para enviarem e-mail para [email protected]

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=489789944911210&id=172792693277605

Tradução de Fátima C G Maciel 

Fonte: The Local

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.