Chuva controla incêndio próximo ao Santuário de Elefantes

Chuva controla incêndio próximo ao Santuário de Elefantes
Situação foi controlada pela chuva. (Foto: redes sociais)

O incêndio que ameaçava danificar parte do Santuário de Elefantes Brasil, para onde a elefanta Bambi foi transferida no início do mês, começou a ser controlado pela chuva e perdeu a intensidade entre domingo (11) e segunda-feira (12).  

A instituição, localizada na Chapada dos Guimarães (MT), chegou a ser atingida por alguns focos na sexta (9), mais precisamente na ala norte do complexo, e precisou ter seu plano de contingencia colocado em prática às pressas.  

De acordo com Daniel Moura, biólogo e direto do Santuário, os cinco animais que ali vivem precisaram ser transferidos para recintos próximos ao centro veterinário, mas tiveram as rotinas mantidas normalmente.  

“Elas estão ótimas […]. A área de segurança possui mais de 20 mil metros quadrados com farta vegetação e alimentação natural”, explicou.  

Também na segunda-feira (12), uma nota foi publicada pela própria instituição nas redes sociais e a saúde de Bambi e companhia reafirmada.  

“Felizmente começou a chover […]. As chuvas e as temperaturas mais baixas que as acompanham fazem com que todos os animais pareçam leves e suaves. Ontem à noite, fomos checar os elefantes e aproveitamos para levar um pouco de feno. Curiosamente Bambi escolheu comer seu feno na chuva, enquanto Mara e Rana moviam sob a copa das árvores e arbustos para comer em um local mas seco”, escreveu no Instagram.  

Sobre o tratamento exercido pelo Corpo de Bombeiros do Mato, além de equipes do Ibama que já analisaram a área queimada, o complexo disse que os profissionais “continuam aparecendo todos os dias”. A fiscalização do fogo deve ser mantida pelos próximos dias.  

Fonte: A Cidade ON

https://www.facebook.com/santuariodeelefantes/videos/414009312965935

https://www.facebook.com/santuariodeelefantes/photos/a.435684416533048/2930611427040322/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.