Ciclistas se unem em pedal solidário para ajudar animais de rua em Canoas

Ciclistas se unem em pedal solidário para ajudar animais de rua em Canoas
Foto: Guilherme Pereira/PMC

Pedal com a Prefa

Na manhã deste domingo (20), cerca de 30 ciclistas e adeptos da prática esportiva participaram de mais uma edição do Pedal com a Prefa, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas (Smel) que visa promover a saúde e a qualidade de vida por meio da atividade física. O evento, que teve como tema “Pedal Bom pra Cachorro”, arrecadou doações de rações para o Canoas Solidária, um projeto da prefeitura de Canoas que acolhe animais de rua.

Foto: Guilherme Pereira/PMC
Foto: Guilherme Pereira/PMC

O percurso do pedal saiu da Praça da Emancipação e seguiu até o Parque Getúlio Vargas, onde os participantes puderam conhecer o trabalho do Canoas Solidária e interagir com os cães e gatos que estão disponíveis para adoção. A Smel disponibilizou bicicletas gratuitas para quem não tinha o equipamento.

Solidariedade e diversão

Os participantes do pedal elogiaram a proposta do evento, que alia solidariedade e diversão. Isabel Cristina da Silva, 61 anos, praticante de ciclismo há mais de dez anos, disse que sempre participa das edições do Pedal com a Prefa e que ficou feliz em poder ajudar os animais de rua. “Esse trabalho todo que a prefeitura faz de incentivo à prática do esporte e da atividade física é muito interessante. Eu procuro sempre participar de todas as edições do Pedal e não tem nada melhor do que fazer o que eu amo, que é pedalar, sabendo que estou ajudando os animais de rua”, relatou.

Kamila Pacheco, 36 anos, também participou do pedal, acompanhada do cachorrinho Eevee, que ela leva na cestinha da bicicleta. “Já participamos de outras edições do Pedal, acho uma iniciativa fantástica. É muito importante também termos esse olhar solidário com os animais, através da doação das rações, então achei muito boa a proposta desta edição”, falou.

Qualidade de vida

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Letícia Boll Vargas, destacou que o Pedal com a Prefa é um projeto que busca ampliar e qualificar a oferta de projetos que promovam a atividade física como ferramenta de saúde e qualidade de vida. “Por meio do pedal, conseguimos reunir a comunidade em um momento de lazer e descontração. Além disso, nesta edição tivemos um diferencial, que foi a parceria com o Canoas Solidária, um projeto muito importante que cuida dos animais abandonados na cidade”, afirmou.

O Pedal com a Prefa acontece mensalmente em Canoas, sempre com um tema diferente. A próxima edição está prevista para o dia 17 de setembro, com o tema “Pedal da Primavera”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Smel ou no local do evento.

Fonte: Revista News