Cidade japonesa marca início da temporada de caça fatiando uma baleia na frente de crianças

Cidade japonesa marca início da temporada de caça fatiando uma baleia na frente de crianças

JAPAO 2aet80u4sx 9864buji0v file

Para marcar o início da temporada de caça às baleias no Japão, os pescadores da cidade costeira de Minamiboso, ao sul de Tóquio, fatiaram uma baleia de nove metros diante de crianças da escola local e moradores. Além de assistirem ao banho de sangue, os espectadores receberam amostras grátis de carne frita.

O evento anual aconteceu uma semana antes da primeira temporada de caça do Japão desde que um tribunal mundial interrompeu a caça às baleias da Antártida, em março.

Uma turma de alunos, todos com cerca de dez anos, da escola primária da cidade ficou paralisada ao assistirem pescadores arrastarem o gigantesco animal.

“Se você está com medo, feche os olhos”, disse Yoshinori Shoji, presidente da companhia baleeira Gaibo Hogei, enquanto um dos pescadores tirava a pele e a gordura da baleia, expondo a carne escura e suas entranhas.

“Eles são tão hábeis”, disse um dos meninos. Mas outros engasgaram em horror, de acordo com informações do jornal The Independent.

Embora ambientalistas condenem, no distrito de Wada, onde fica a cidade japonesa de Minamiboso, comer carne de baleia ainda é parte da cultura alimentar local. Por isso, os mais velhos se orgulham de passar as tradições seculares aos seus filhos.

“É tão bom”, disse Taishi Makino, um dos alunos.

Lojas de souvenirs, restaurantes, supermercados e lojas especializadas de baleias se enfileiram nas ruas, vendendo produtos feitos com a carne do animal.

“Aqui em Wada comemos baleias. Cada família come baleia pelo menos uma vez durante a temporada de caça”, disse Michiyo Masuda, professor dos alunos.

— Se estamos comendo baleias, temos a responsabilidade de ver e aprender como elas são preparadas.

Fonte: R7

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.