Cidades do Centro-Oeste de Minas são selecionadas em programa de microchipagem de cães e gatos de rua; entenda

Cidades do Centro-Oeste de Minas são selecionadas em programa de microchipagem de cães e gatos de rua; entenda
Microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda; imagem de arquivo — Foto: AP Photo/Martin Phelps, Blue Cross

Arcos, Capitólio, Perdigão e Santo Antônio do Monte foram selecionadas para o programa estadual “Conheça seu amigo”, que busca a entrega de microchips para identificação da população de cães e gatos dos municípios de Minas Gerais. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Entre os requisitos determinantes para a seleção, ter programa de esterilização municipal e prioridade para execução de políticas públicas de proteção à fauna doméstica.

De acordo com a Semad, os microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, além dos que se encontram sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em lares temporários.

Os municípios selecionados serão convocados a assinarem os termos de cooperação com o Governo de Minas, conforme previsto no edital, o que deve ocorrem em aproximadamente 60 dias, segundo a Semad. Após assinatura eles irão receber os microchips e os leitores.

Como funciona?

No programa, o Estado fica responsável pela doação dos microchips e a Prefeitura, em contrapartida, deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações de cada um deles no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

Segundo a Semad, a atuação “se baseia em ações de manejo ético populacional de cães e gatos, acompanhadas de campanhas de educação ambiental e humanitária, com foco na promoção da saúde e do bem-estar animal e também na prevenção e combate aos maus-tratos”.

Para situações em que a população se depare com crimes de maus-tratos a animais em Minas Gerais, a denúncia pode ser feita pelo Disque Denúncia (181) e no Portal Ligminas (155).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.