Italia adocao copy

Cidades italianas dão bônus para quem adotar cães

Por Tatiana Nascimento

Italia adocao

Em algumas cidades italianas é assim: você adota um cão e ganha desconto na taxa do lixo. A ideia das administrações municipais é economizar nos gastos de manutenção dos canis. E os bichinhos ainda ganham um lar.

Em Mascalucia, cidadezinha com cerca de 30 mil habitantes na região da Sicília, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a uma lei que dá um bônus de 200 euros (cerca de R$ 650) até o limite máximo de 50% do total do imposto de coleta do lixo.

Quem topar adotar um cão, ganha o benefício por três anos seguidos. Interessante, não acham?

Solarino, também na Sicília e com menos de 10 mil habitantes, foi uma das primeiras cidades a dar bônus para quem adotasse cães. E o benefício é ainda mais alto: 750 euros (R$ 2.435) por ano.

Se a pessoa tiver duas casas e adotar dois cachorros, ganha o bônus em dobro. E para garantir que o cuidador seja bonzinho com o bicho, a prefeitura fiscaliza a casa nova do cachorro duas vezes por ano.

E os gatos, vocês devem estar pensando? Em Fiumicino, perto de Roma, o bônus de até 50% da taxa do lixo também vale para quem adotar felinos. Segundo o prefeito de lá, Esterino Montino, um apartamento de 100 metros quadrados pode garantir um benefício de 200 euros.

Outras cidades que dão bônus pela adoção são Francofonte, Lecce, Melizzano, Avellino, Terano e Bondeno.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nota do Olhar Animal: A preocupação dos protetores de animais aqui no Brasil sobre propostas similares é a de que pessoas acabem adotando exclusivamente para obterem vantagens financeiras, não tratando bem o animal ou até mesmo o abandonando. É uma questão importante. Propostas assim têm que considerar mecanismos que evitem esta atitude. No Brasil, os municípios de Alfenas (MG) e Araquari (SC) já aprovaram propostas de desconto no IPTU para quem adota cães e gatos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.