Cientistas usam drone para monitorar orcas no Canadá

Cientistas usam drone para monitorar orcas no Canadá

CANADA baleias-do-canada-drone

Cientistas de uma agência ambiental americana utilizaram um drone para estudar o comportamento de orcas ameaçadas de extinção, nos Estados Unidos e Canadá.

O aparelho usado no estudo foi um hexacoptero de controle remoto equipado com uma câmera de alta resolução, que registrou o cotidiano de orcas da região da Columbia Britânica.

Os pesquisadores afirmam que foi a primeira vez que um veículo aéreo não tripulado foi utilizado para monitorar o comportamento de uma espécie animal.

As orcas estudadas estão ameaçadas de extinção devido a falta de peixes – principal fonte de alimentos da espécie – no mar da região.

O drone utilizado no estudo voava a uma altura de 30 metros do oceano para não atrapalhar ou assustar as 82 orcas, que foram acompanhadas por 13 dias durante o mês de agosto.

Os pesquisadores queriam determinar a saúde das orcas, verificando se elas conseguiam obter comida o suficiente. O método para isso era simples: ver se a baleia estava magra ou gorda.

Duas baleias morreram durante o período de monitoramento e outra ficou grávida.

Fonte: Info Exame

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.