Cinco cães mortos por envenenamento em Oliveira de Azeméis, Portugal

Cinco cães mortos por envenenamento em Oliveira de Azeméis, Portugal

Cinco cães foram encontrados mortos, com suspeitas de envenenamento, na freguesia de São Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis. As autoridades estão a investigar o acontecimento, que chegou às redes sociais e causou indignação generalizada.

Todos os cães de uma matilha, que deambula há já algum tempo pelo Lugar Porto Carro, foram encontrados mortos junto a um terreno da freguesia.

Foram descobertos por um morador que de imediato entrou em contacto com a Junta de Freguesia e as autoridades policiais.

Junto aos animais, encontravam-se restos de comida e um recipiente de água com uma cor acastanhada, suspeitando-se que o veneno tenha sido ali colocado.

Imagens partilhadas nas redes sociais causaram indignação
Imagens partilhadas nas redes sociais causaram indignação

“Um morador ligou comigo e depois foram chamadas as autoridades. Foi também contactado o canil intermunicipal e levaram os restos de comida e água para analisar”, explicou, ao JN, o presidente da Junta de Freguesia, António Marques.

O autarca afirma não poder afirmar os motivos do possível envenenamento. “O assunto está sob investigação [pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Oliveira de Azeméis]”.

“Foi um caso isolado, nunca nada deste tipo tinha acontecido na freguesia”, garantiu.

O caso foi tornado publico através das redes sociais, causando estupefação e indignação. “Como é possível existir pessoas tão más. É uma pena, porque os animais também têm o direito de viver”. “Porque é que fazem isto aos animais indefesos, não consigo perceber a mente humana”, podia-se ler nos comentários.

Por Salomão Rodrigues

Fonte: JN / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.