Cinco toninhas são encontradas mortas na Praia do Sol em Laguna, Sul de SC

Cinco toninhas são encontradas mortas na Praia do Sol em Laguna, Sul de SC
Foto: Santiago Anguita / PMP, Divulgação

Cinco toninhas, pequenos golfinhos que vivem na costa leste da América do Sul, foram encontradas mortas na tarde desta quarta-feira (9) em Laguna, no Sul de Santa Catarina. Os animais estavam na Praia do Sol, parcialmente enterrados, e uma fêmea estava grávida. Pesquisadores e a Polícia Militar Ambiental chegaram até o local por meio de denúncia anônima.

No início da tarde, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi informada sobre cerca de 10 toninhas encontradas em uma rede de cerco para corvina. Segundo o biólogo e professor da Udesc Pedro Volkmer de Castilho, que coordena o PMP, foi preciso vasculhar o local para encontrar os animais.

— No último dia 1º de outubro comemoramos o Dia da Toninha, em função do início do período reprodutivo, e hoje nos deparamos com esse cenário — lamentou o pesquisador.

Um morador avistou os animais sendo retirados da rede, e disse que seriam pelo menos oito, porém, a equipe localizou cinco. Segundo a necropsia, os animais morreram por estresse, asfixia e afogamento, provavelmente em uma rede de pesca de arrasto. As toninhas são mamíferos e têm pulmões e, por isso, precisam buscar oxigênio na superfície periodicamente.

Esse golfinho é a única espécie de pequeno cetáceo ameaçada de desaparecer das águas brasileiras, segundo a Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, por onde Toninha circula, mais de dois mil animais já foram encontrados mortos desde que o monitoramento iniciou, em 2015. Em Santa Catarina, até 1º de outubro deste ano, foram 889 animais nos últimos anos.

O capitão Fernando Magoga, da Polícia Militar Ambiental da Laguna, informou que a ação será apurada para confirmar o enquadramento como crime de pesca ou como maus tratos contra animais. Ele disse que os policiais já ouviram testemunhas e que têm informações de quem seriam os envolvidos na morte dos animais. Eles serão intimados e ouvidos nos próximos dias.

Além das toninhas, os pesquisadores encontraram outros animais marinhos como raias-violas e tartarugas, todos mortos na faixa de areia. O PMP é desenvolvido para atender uma condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Por Lariane Cagnini

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.