Espanha: Cinco vídeos que mostram a crueldade e brutalidade da caça contra os animais

Cinco vídeos que mostram a crueldade e brutalidade da caça contra os animais na Espanha

Galgos enforcados, javalis espancados, veados esquartejados pelos próprios cães … se multiplicam as imagens, como as que aparecem no vídeo dos 12 cães e dos cervos que caem em um desfiladeiro, estão no centro da polêmica.

As imagens de uma caçada realizada na cidade de Herreruela, em Cáceres, onde é possível  ver como 12 cães e um cervo caem por vários metros em um desfiladeiro, não só despertaram a indignação de grupos de ativistas e formações políticas do Podemos, Equo e Pacma, mas também colocaram no centro da controvérsia a crueldade de uma atividade que nos últimos tempos tem deixado exemplos muito duros de crueldade contra os animais.

Embora a Real Federação Espanhola de Caça (RFEC) e as Federações Autônomas de Caça (FFAA) tenham qualificado o ocorrido como um “fato totalmente fortuito e isolado”, o certo é que vários vídeos que se espalharam nas últimas semanas mostram a crueldade praticada por caçadores contra os animais, como o caso de um javali apedrejado para economizar uma bala, o galgo que apareceu enforcado em Rociana (Huelva) ou o resultado macabro de uma montaria organizada na Serra de Córdoba.

“Vídeos como este são encontrados diariamente e há mais. Essa é a prática comum em caçadas, onde não só os animais são presas de caçadores, mas muitos cães são desmembrados pelas vítimas”, relatou a presidente da Pacma, Silvia Barquero, em comunicado que o grupo já havia anunciado, a qual denunciará o ocorrido em Herreruela caso possa constituir crime de maus-tratos aos animais.

1. Um cervo é dilacerado por mais de uma dúzia de cães de caça, onde o animal ainda vivo aparece agonizando. O vídeo pode ser visto neste link.

Uma imagem do vídeo no qual os cães de caça esquartejam um cervo. (PACMA)

2. Uma dúzia de cães de caça e um cervo despencam por vários metros durante uma caçada no município de Herreruela, em Cáceres.

3. Um javali ferido é apedrejado por um caçador para economizar uma bala.

4. Um galgo encontrado morto depois de ser enforcado. O animal ainda estava com a corda em volta do pescoço.

5. O massacre escandaloso em uma caçada nas montanhas de Córdoba

Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: Público / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.