Cingapura bate recorde de apreensão: 8,8 toneladas de marfim de elefante e 11,9 toneladas de escamas de pangolim

Cingapura bate recorde de apreensão: 8,8 toneladas de marfim de elefante e 11,9 toneladas de escamas de pangolim

Cingapura anunciou que uma apreensão recorde de escamas de pangolim e presas de marfim foi feita no último final de semana depois que as autoridades descobriram três contêineres com 11,9 toneladas de escamas de pangolim e 8,8 toneladas de marfim de elefante. Os contêineres que tinham sido enviados da República Democrática do Congo (RDC) seguiram para o Vietnã.

A apreensão ocorreu depois que os funcionários da alfândega da China compartilharam informações relevantes com as autoridades de Cingapura após a recente prisão de 12 pessoas suspeitas de tráfico de animais selvagens na China.

“Saudamos calorosamente este exemplo de cooperação internacional de fiscalização, que é essencial para que as atividades dos traficantes de animais selvagens sejam reduzidas. As investigações de acompanhamento colaborativo devem fornecer informações reais sobre a gangue de crime organizado envolvida”, disse Steven Broad, diretor executivo da TRAFFIC, em um comunicado.

Fotos: Singapore’s National Parks Board (NParks)

Os órgãos Singapore’s National Parks Board (NParks), alfândega e Immigration and Checkpoints Authority (ICA) inspecionaram o carregamento que alegava conter madeira, de acordo com o conhecimento de carga.

De acordo com o NParks, as escamas foram avaliadas como tendo vindo de aproximadamente 2.000 pangolins-gigantes, enquanto o marfim teria vindo de centenas de elefantes africanos.

Esta é a maior apreensão de marfim de elefantes em Cingapura, superando seu recorde anterior de 7,12 toneladas em 2002, que por muito tempo foi considerada a maior apreensão de marfim em todo o mundo desde 1989, quando começou a manutenção detalhada de registros. As 237 sacolas de escamas encontradas no domingo trazem o total de 37,5 toneladas de escamas de pangolim africanos apreendidas na ilha somente este ano.

A análise dos dados pela TRAFFIC mostrou os principais países do Sudeste Asiático, de 2017 a 2019, onde os carregamentos de produtos ilícitos da animais selvagens exportados da RDC foram destinados ou interceptados para a Malásia, Vietnã e Tailândia, com Cingapura recentemente entrando na lista.

O Vietnã liderou a lista recebendo um total de mais de 20 toneladas de marfim e pangolim traficadas, incluindo uma apreensão de 9,1 toneladas de presas de elefantes africanos descobertas no porto de Da Nang em Tien Sa, em março de 2019, vindas do porto de Matadi, na República Democrática do Congo, a maior apreensão de marfim registrada globalmente.

Tais apreensões, incluindo as mais recentes em Cingapura, apontam para a persistência do tráfico em larga escala de marfim e pangolins da África para o Sudeste Asiático. Além da apreensão de domingo, Cingapura apreendeu cerca de 30 toneladas de escamas de pangolim e marfim em apenas quatro incidentes desde 2018, todos originários da Nigéria com destino ao Vietnã, segundo relatos.

“Claramente, Cingapura permaneceu vigilante desde que fez enormes apreensões de escamas de pangolim em abril deste ano”, disse Kanitha Krishnasamy, diretora do escritório do TRAFFIC no Sudeste Asiático. “O tamanho e persistência do tráfico para o sudeste da Ásia é assustador. Mas apreensões como essas são uma peça importante do quebra-cabeça para determinar se o comércio ilegal está sendo alimentado por animais recentemente caçados ou por antigos estoques.”

Você pode ajudar todos os animais ao optar pela compaixão no seu prato. #GoVeg

Ajude-nos a continuar trazendo a você as últimas novidades sobre animais em todo o mundo e considere fazer uma Doação Aqui!

Compartilhe nossos artigos, siga-nos nas redes sociais e inscreva-se em nosso boletim informativo! Escolha alternativas à base de vegetais!

“Uma pessoa PODE fazer A diferença”

Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: World Animal News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.