Circos com animais serão proibidos na capital da Espanha

Circos com animais serão proibidos na capital da Espanha
Foto: Shutterstock

Circos itinerantes com animais selvagens tendem a ser proibidos em Madri.

A câmara municipal aprovou no dia 25 a emenda à portaria regulamentar de Posse e Proteção dos Animais 2001, reconhecendo que as instalações circenses não atendem às “necessidades fisiológicas, mentais e sociais dos animais” nem respeitam o bem-estar animal.

A decisão baseia-se numa recomendação da Federação Europeia de Veterinária (FVE), adotada em junho de 2016, que adverte que as necessidades dos animais “não podem ser satisfeitas num circo itinerante, especialmente no que diz respeito à acomodação e à possibilidade de expressar comportamentos naturais”.

Acrescenta que o uso de “animais selvagens é injustificado” e tem “pouco valor educativo, conservacionista ou econômico” enquanto, ao mesmo tempo, “viola” a declaração universal dos direitos dos animais de 1987.

Esta afirma que todo animal selvagem tem o direito de viver livre em seu próprio ambiente natural.

Antes de aprovar a emenda, o conselho da cidade realizou uma consulta pública on-line e reuniu-se com representantes de várias associações de proteção animal.

O movimento deve agora ser ratificado pelo Plenário em março ou abril.

O uso de animais selvagens em circos já é proibido nas províncias de Valência, Múrcia, Galícia, Catalunha, La Cueta, La Rioja e Ilhas Baleares.

A maioria dos municípios de Madrid também proibiu a prática.

Por Tara Rippin / Tradução de Maria Leticia Guerra Machado Coelho

Fonte: Euro Weekly News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.