Clínica veterinária faz trabalho voluntário de recuperação de animais silvestres em Araraquara, SP

Clínica veterinária faz trabalho voluntário de recuperação de animais silvestres em Araraquara, SP
Veado recebe tratamentos veterinários de projeto voluntário realizado em clínica de Araraquara — Foto: Reprodução/EPTV

Uma clínica veterinária em Araraquara (SP) recebe e auxilia a recuperação de animais silvestres debilitados, por meio de trabalho voluntário. De janeiro a setembro deste ano, a unidade já atendeu mais de 40 pacientes.

VÍDEO: Clínica em Araraquara colabora com recuperação de 40 animais silvestres em 2022

O espaço recebe diversos tipos de animais como gatos, cães, corujas, papagaios e até veados que precisam de cuidados veterinários e primeiros socorros.

Há dez anos, a unidade acolhe animais silvestres debilitados. Na maioria das vezes, eles são vítimas de atropelamento, queimadas ou são encontrados em ambientes inóspitos.

“A gente dá o suporte básico, deixa o animal o melhor possível, e se forem necessários cuidados mais específicos, encaminhamos a espécie para instituições adequadas, onde será feita uma triagem, escolhendo o melhor local para o animal voltar, seja um zoológico ou realizar a soltura”, disse a veterinária Ana Beatriz Gusmão.

A equipe recebe apenas os animais encaminhados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou pelo Corpo de Bombeiros. A alta procura pelos atendimentos tornou o espaço conhecido na cidade. O projeto é mantido por doações.

Cuidado especializado

Clínica veterinária realiza trabalho voluntário de recuperação de animais silvestres em Araraquara — Foto: Reprodução/EPTV
Clínica veterinária realiza trabalho voluntário de recuperação de animais silvestres em Araraquara — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com a veterinária Beatriz Mansur, a clínica não comporta muitos animais. Ela acredita que Araraquara necessita de um centro especializado apenas para o cuidado de animais silvestres.

“São animais silvestres, de vida livre, em estado bravio, então eles sentem medo da presença de um cão ou um gato. Então, a necessidade de um local específico para isso é muito grande”, afirmou a especialista.

A Prefeitura de Araraquara disse que estuda possibilidades para garantir os atendimentos e a destinação dos animais silvestres na cidade e que a terceirização é a melhor opção diante da complexidade, demanda e custo de um centro específico de tratamento.

Segundo a administração, a contratação dos serviços está em fase de licitação.

Doações

Os interessados em ajudar a clínica por meio de doações podem entrar em contato pelo telefone (16) 3337-7800.

Por Rafael Castro

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.