Cobra é encontrada carbonizada durante combate a incêndio florestal na Região Serrana do RJ

Cobra é encontrada carbonizada durante combate a incêndio florestal na Região Serrana do RJ
Cobra é encontrada carbonizada durante combate a incêndio florestal na Região Serrrana do RJ — Foto: Reprodução/APA Macaé de Cima

Uma cobra foi encontrada carbonizada durante o combate a um incêndio florestal que atingiu uma fazenda em Macaé de Cima, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, esta semana.

O animal foi encontrado em meio às cinzas por uma equipe de guarda-parques da Área de Proteção Ambiental (APA) da localidade.

De acordo com a guarda-parque e bióloga especialista em zoologia, Izenita Brum, o animal, uma serpente da família das jararacas, foi, provavelmente, uma vítima da queimada na localidade.

“Esse é o resultado! Uma biodiversidade, fauna, flora sendo queimada”. 

Mas nós somos guerreiros e vamos continuar o combate”, desabafou a bióloga em vídeo divulgado nas redes sociais da APA Estadual de Macaé de Cima.

View this post on Instagram

Hoje é o Dia da Defesa da Fauna e essa data tem como objetivo mostrar a importância da conservação da vida dos animais silvestres. Infelizmente, muitos animais estão sendo mortos por causa da frequente ocorrência de incêndios florestais. Nessa semana, nossa equipe encontrou uma espécie de serpente em meio às cinzas, como relata a Guarda-parque e Bióloga especialista em Zoologia e com experiência em herpetofauna @izenitabrum. ‼️ Alertamos também sobre o crime de tráfico de pássaros ‼️ Hoje realizamos apreensão e soltura de um Tico-tico. Além disso, resgatamos uma serpente (Xenodon neuwiedii) que foi encontrada dentro de uma residência e por fim, reintroduzida ao seu habitat. 🍃 A fauna silvestre tem papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Seja consciente. Conheça, respeite e preserve!

A post shared by APA Estadual Macaé de Cima (@apamacaedecima) on

A publicação ressalta o Dia de Defesa da Fauna, celebrado na última terça-feira (22). A data foi criado justamente para reforçar a importância da preservação ambiental.

“Infelizmente, muitos animais estão sendo mortos por causa da frequente ocorrência de incêndios florestais”, afirma a publicação.

Além de combater incêndios florestais na região, equipes da APA de Macaé de Cima também realizam resgate e soltura de animais silvestres.

Na terça-feira (22), um pássaro Tico-tico encontrado em uma gaiola foi apreendido e solto na mata e uma serpente, que foi encontrada dentro de uma residência, também foi reintroduzida ao habitat.

“A fauna silvestre tem papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Seja consciente. Conheça, respeite e preserve!”, alertou o órgão.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.