Coletivo de Proteção animal de Tubarão (SC) realiza campanha contra maus-tratos e abandonos

Coletivo de Proteção animal de Tubarão (SC) realiza campanha contra maus-tratos e abandonos

Há alguns anos, a causa animal vem ganhando espaço em Tubarão e região. Pensando nisso, um coletivo foi criado na Cidade Azul para proteger os bichinhos e combater os maus-tratos e abandonos.

De acordo com o coletivo, o município tem a responsabilidade de realizar campanhas de adoção. As ONGs e grupos de proteção cumprem o seu papel social, porém o voluntário tem um limite de atuação.

“Todas as ações dependem de pessoas, disponibilidade de tempo, transporte e deslocamento de animais para as feiras. Requer estrutura e recursos. Mesmo com todas as dificuldades, os protetores são protagonistas na defesa dos direitos dos animais. Falta ainda, uma articulação da gestão pública e projetos. Entendemos que o problema do abandono é social, de saúde pública e ambiental. Não cabe apenas aos protetores realizar ações na causa animal. A gestão pública, com toda a sua estrutura, pode criar projetos permanentes de prevenção ao abandono e maus-tratos”, afirma Tania Fernandes, membro da Movimenta Cão e voluntária do Coletivo de Proteção Animal.

Várias feiras são realizadas para isso, e nelas são feitas entrevistas com possíveis adotantes. Segundo Tânia, as pessoas normalmente têm interesse na adoção de filhotes.

“Temos animais de médio e grande porte que são preteridos. Situação que gera outros problemas, pois por um determinado tempo os animais ficam em lar temporário ou em hospedagem paga pelos voluntários, mas com passar do tempo torna-se inviável.

Em Tubarão, qualquer denúncia pode ser feita neste link ou pelos telefones: (48) 3665-8386, (48) 3665-8417 ou (48) 3665-8419.

Fonte: HC Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.