Colômbia quer extraditar hipopótamos de Pablo Escobar, que já inspiraram até filme; entenda

Colômbia quer extraditar hipopótamos de Pablo Escobar, que já inspiraram até filme; entenda
Colômbia quer extraditar hipopótamos de Pablo Escobar - Foto: Glody MURHABAZI / AFPTV / AFP

Setenta hipopótamos que pertenceram ao traficante Pablo Escobar, morto em 1992, devem ser extraditados para México e Índia pelo governo da Colômbia. A informação é do jornal El Tiempo. Os animais, que já inspiraram até filme, vivem na cidade de Puerto Triunfo, na região de Antioquia, e são considerados uma ameaça ao meio ambiente.

Segundo a reportagem, o governo colombiano espera que o traslado comece em dois meses. Países como Equador, Filipinas e Botswana demonstraram interesse em receber alguns dos animais.

Mas por que a Colômbia quer despachar os hipopótamos de Pablo Escobar?

Os animais são descendentes de quatro importados da África para a Colômbia por Escobar em 1993. Atualmente, com uma procriação desenfreada, já são mais de 80. O problema se arrasta há anos. Neste período, o governo colombiano decidiu por esterilizar e sacrificar alguns deles, acusados de devastarem o ecossistema no departamento de Antioquia.

Em janeiro de 2021, Em janeiro, um estudo publicado na revista Biological Conservation apontou que o abate dos animais seria a única forma de mitigar seu impacto ambiental. Na época, a bióloga colombiana Nataly Castelblanco, uma das autoras do estudo disse à BBC que “todos sentimos pena desses animais, mas, como cientistas, precisamos ser honestos”.

“Os hipopótamos são uma espécie invasora na Colômbia e se não matarmos uma parte de sua população agora, a situação pode ficar fora de controle em apenas 10 ou 20 anos.”

Alguns meses depois, autoridades da Colômbia desistiram da esterilização cirúrgica, por defenderam que o método é muito perigoso e não haveria recursos para realizá-lo em dezenas de animais. Onze integrantes do grupo chegaram a passar pela cirurgia. No mesmo mês, o governo divulgou que decidiu controlar a população com um novo método: dardos carregados com o anticoncepcional GonaCon. Ao todo, 24 hipopótamos foram tratados dessa forma.

Em novembro do mesmo ano, os hipopótamos foram reconhecidos como “pessoas” ou “pessoas interessadas” com direitos legais nos Estados Unidos. A decisão de um tribunal federal do distrito de Ohio foi a primeira do tipo para não-humanos.

A medida gerou polêmica e dividiu a população local. Em julho, um advogado colombiano, Luiz Maldonado, interpôs uma ação na justiça do país em nome dos animais para impedir a morte deles, alegando que a esterilização seria uma melhor solução.

Fonte: Folha de Pernambuco


Nota do Olhar Animal: A cientista “esqueceu” de dizer que, além de ser “honesto”, os cientistas têm que ser éticos. Lamentável que a maior parte dos ambientalistas considere os animais como meras engrenagens ambientais e não como indivíduos, cada qual com interesses próprios conferidos pela sua senciência. Outro ponto é quererem enviar os hipopótamos inclusive para zoológicos porque a esterilização seria “perigosa” e “custosa”, desculpas esfarrapadas para atender interesses econômicos de quem vai ficar com os animais e para vergonhosamente se livrarem do problema. Um vexame das autoridades e ambientalistas da Colômbia.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.