Com 100 animais aptos à adoção, Centro de Zoonoses de Rio Branco (AC) faz campanha: ‘Responsabilidade e empatia’

Com 100 animais aptos à adoção, Centro de Zoonoses de Rio Branco (AC) faz campanha: ‘Responsabilidade e empatia’
No Centro de Zoonoses ,cerca de 100 animais aptos a serem adotados — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O Centro de Zoonoses tem como papel principal fazer a vigilância de doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos, entre elas a raiva e a leptospirose. Os profissionais que atuam no órgão realizam ainda a vacinação antirrábica, por meio de visitas domiciliares, em todos os bairros de Rio Branco. É lá também que muitos animais passam a viver depois que são resgatados de locais públicos. Abandonados, muitos deles chegam ao centro com sinais de violência e precisam de cuidados veterinários.

O agente de vigilância em zoonoses Joel Pereira explica que o processo de recebimento funciona para garantir a saúde dos animais e encaminhá-los para a adoção.

“Eles chegam aqui, passam pela quarentena, são avaliados pelos médicos veterinários. Estando aptos, vão direto pra adoção”, diz.

Atualmente, são cerca de 100 animais, cães e gatos, no centro aptos a serem adotados. Porém, de acordo com Pereira, em muitos casos os animais são vistos como um objeto e acabam abandonados e maltratados por motivos como falta de tempo, dinheiro, algum momento de mau comportamento ou até mesmo por terem crescido e não serem mais considerados ‘fofos’. Para ele, responsabilidade e empatia estão entre os principais requisitos para quem pensa em ser tutor de um pet.

“A pessoa que se interessar pode vir aqui no Centro de Controle de Zoonoses, a gente mostra os animais. Se interessando, ela preenche uma ficha de responsabilidade, que vai cuidar e tratar bem, e sai daqui já com o animal de interesse”, ressalta.

VÍDEO: Centro de Zoonoses de Rio Branco faz campanha de adoção de animais

Por Andryo Amaral, JAC 2ª Edição

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.