Com armas pesadas, Eduardo Bolsonaro e fazendeiros gaúchos massacram javalis

Com armas pesadas, Eduardo Bolsonaro e fazendeiros gaúchos massacram javalis

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) aparece em uma foto ao lado de fazendeiros com dezenas de javalis silvestres mortos. A ocorrência se deu no distrito de São Chico, em São Francisco de Assis (RS), na propriedade de Mauro Maia.

Deputado Bolsonaro com javalis assassinados ao fundo.
Deputado Bolsonaro com javalis assassinados ao fundo.

Em um vídeo, os homens aparecem cantando e celebrando enquanto atiram nos animais.

A caça de javalis não é novidade para o filho do presidente, entusiasta da prática.

No Brasil, a espécie é considerada invasora e prejudicial à flora e à fauna e sua caça é autorizada desde que haja um registro ativo de “controlador”. Os animais vieram do Uruguai no século XX e se proliferaram pela região da fronteira.

“Quem fala que quer defender o Meio Ambiente, tem que pregar o controle do javali”, disse Eduardo, que reclamou de “xiitas ambientalistas” que condenam a prática.

Fonte: 247


Nota do Olhar Animal: Ainda que fosse legal, a caça aos javalis é imoral, uma cruel violência cometida sob o pretexto de controle populacional de animais criados e posteriormente abandonados por criadores inclusive do Brasil. Mas a motivação declarada na verdade oculta outros interesses. A caça como método de controle populacional têm resultados pífios. E é óbvio que a participação do deputado Eduardo Bolsonaro já expõe um dos reais motivos da caçada: o divertimento e prazer com o massacre dos animais, ironicamente (ou talvez sarcasticamente) num local chamado São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais para os católicos. Há também o interesse da indústria de armamentos, uma das maiores beneficiadas com as caçadas, já que a permissão para a caça possibilitou um amplo acesso de pessoas às armas e um incrível incremento nas vendas. Outra intenção que nós, da ONG Olhar Animal, e outras vozes denunciam há tempos é que o objetivo da liberação da caça aos javalis era um prelúdio para que a caça a todas as espécies fosse liberada. E, de fato, iniciativas legislativas dos matadores para este fim já são uma realidade em assembleias legislativas e na Câmara Federal. A ONG Olhar Animal questiona na Justiça Federal a legalidade da caça aos javalis. Veja na matéria indicada abaixo.

ONG Olhar Animal aciona Justiça Federal contra a CAÇA e afirma: ‘Caçadores estão aumentando a população de javalis’

Controle populacional de javalis

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.