Com teatro, animais do Pantanal ensinam alunos da rede pública do MS a evitar queimadas e preservar a natureza

Com teatro, animais do Pantanal ensinam alunos da rede pública do MS a evitar queimadas e preservar a natureza
Ação ambiental da Eldorado em 18 escolas de seis municípios do leste do estado — Foto: Eldorado/Divulgação

Uma ação pedagógica em 18 escolas públicas de seis cidades do leste de Mato Grosso do Sul está levando conscientização, engajamento e conhecimento a estudantes do ensino fundamental e médio sobre prevenção e combate a incêndios florestais e preservação ambiental.

A iniciativa da empresa de celulose Eldorado Brasil. A “maratona educativa” começou no dia 20 e vai até o dia 27 de setembro. Por meio de uma peça, com animais típicos da fauna sul-mato-grossense, como o jacaré, o tucano e a onça-pintada, cerca de 10 mil alunos de 5 a 15 anos, das cidades de Inocência, Selvíria, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, estão sendo sensibilizados.

“Nosso negócio está totalmente ligado às melhores práticas ambientais e esta ação por parte da Eldorado tem o objetivo de levar educação ambiental até importantes agentes de transformação, os alunos das comunidades. Acreditamos que projetos como este colaboram com mudanças de comportamentos e formam gerações de cidadãos empenhados em defender o meio ambiente”, observa Germano Vieira, diretor florestal da empresa.

A peça foi escrita pelo Teatral Grupo de Risco especialmente para o projeto. Até uma música foi composta para que todos puxem o coro de que: “nosso planeta é um só e tudo depende de nós”. Na peça, um brigadista também tem papel fundamental para orientar sobre como se deve agir para evitar incêndios e danos às florestas.

As escolas estão aproveitando a ação para trabalhar um conteúdo complementar com os alunos. “A Eldorado está formando propagadores de informação sobre a preservação do meio ambiente”, aponta o biólogo e professor de Ciências em Inocência, Rogério Eduardo.

Combate às queimadas

Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento 24h por dia, de mais de 250 mil hectares de florestas plantadas. Na vanguarda da inovação tecnológica em seus processos de produção, o direcionador que orienta as ações da empresa estimula o monitoramento da qualidade e da proteção de suas florestas. Desta forma, todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação.

“Buscamos nos aprimorar cada vez mais para possíveis ocorrências, aliando agilidade, técnica e tecnologia. Além de toda nossa estrutura de pessoas e equipamentos, a consciência da comunidade é de extrema relevância para a prevenção dos incêndios, danosos para a saúde humana, dos animais e ao meio ambiente”, destaca Germano Vieira.

Em 2021, a empresa formou mais de 1.300 brigadistas e neste ano mais de 500 pessoas já passaram pelo treinamento.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.