Começa retirada de cachorros abandonados na Ilha da Pólvora, em Vitória, ES

Começa retirada de cachorros abandonados na Ilha da Pólvora, em Vitória, ES
Pessoas participando de ação de recolhimento de cachorros na Ilha dos Hanseniases (Foto: PMV/Divulgação)

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) começou a resgatar na manhã desta terça-feira (18), cachorros que foram abandonados na Ilha dr. Américo Oliveira, localizada no bairro Santo Antônio. Popularmente conhecida como Ilha da Pólvora, o local era sede do antigo hospital de tratamento da hanseníase do Espírito Santo.

A ação foi coordenada pelo subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem Estar Animal, Ademir Barbosa Filho e neste primeiro momento foram resgatados quatro cães adultos e quatro filhotes, que foram encaminhados para casas de abrigo.“Estes animais serão tratados, limpos e vermifugados e a Prefeitura providenciará a castração. Em seguida, após um pequeno período de adaptação, serão distribuídos para uma adoção responsável”.

Os trabalhos de castração serão executados pelo Centro de Vigilância Sanitária e Ambiental (CVSA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Após o período de recuperação, os animais serão disponibilizados para doação.

Guarda Responsável
Para dar fim ao abandono de animais nas ruas de Vitória, a Semmam deu início a uma campanha educacional chamada Educação Ambiental para Guarda Responsável de Animais Domésticos. O projeto iniciado em julho deste ano, e que tem previsão de duração de 12 meses, foi desenvolvido pela equipe de educadores da Gerência de Educação Ambiental.

O trabalho abordará 11 temas que indicarão a melhor forma de cuidar de maneira responsável de um animal de estimação. Para isso, o projeto visitará bairros e escolas, além de distribuir cartilhas educacionais abordando temas importantes, como a adoção responsável de animais.

Fonte: ES Hoje

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *