Comida para cães contaminada por salmonelas

Comida para cães contaminada por salmonelas

Foram detetadas salmonelas no produto de alimentação para cães “Poumon d’agneau”, da marca Multifit. O alerta foi emitido pelas autoridades alimentares luxemburguesas.

A presença de salmonelas no ‘snack’ para roer para cães representa um risco para a saúde animal, mas também para a saúde humana, já que pessoas podem ser infetadas ao manusear o produto em causa.

Em humanos, os sintomas de contaminação por salmonelas são, por exemplo, dor na região abdominal, diarreia e febre. Já nos animais estão geralmente associados com diarreia.

No Luxemburgo, este produto foi comercializado nas lojas Fressnapf, mas foi entretanto retirado do circuito de venda. No entanto foram vendidas algumas embalagens antes da retirada maciça do produto contaminado das prateleiras. A estes consumidores, recomenda-se que não utilizem o produto em causa.

Referências do produto contaminado:

Nome: Poumon d’agneau

Marca: Multifit

Unidade: 150 g

Prazo de validade: 13.11.2020

N° do lote: 024

Origem: Polónia

Fonte: Contacto / mantida a grafia original


Nota do Olhar Animal: Enquanto isso, o governo brasileiro anuncia que vai vender no mercado interno a carne de frango contaminada com salmonella e rejeitada pelo Reino Unido. Havendo resistência aqui à esta comercialização, onde irá parar essa carne toda? Dificilmente não será direcionada para a produção de ração para animais. Pobres frangos, pobres cães e gatos, pobre Brasil.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.