Comissão de Direitos dos Animais em Jaciara (MT) consegue vitória inédita e salva 23 filhotes

Comissão de Direitos dos Animais em Jaciara (MT) consegue vitória inédita e salva 23 filhotes

No último dia 10 de junho, Jaciara se deparou com uma cena que provocou diversos questionamentos. Filhotes de cães de raça sendo comercializados no Centro do Município sem nenhuma proteção ou segurança suficiente para os animais e para a população.

Diante disso, a Comissão dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jaciara entrou em ação. Segundo a presidente, Luana Liporace relatou ao DIAADIANEWS, várias denúncias chegaram até a comissão e perante isso, uma averiguação dos fatos foi realizada.

“Nós estivemos em contato com os responsáveis pelos animais juntamente com a veterinária Priscila Marcidelli e constatamos que eles sofriam maus tratos, não estavam em situação de perfeita higiene e saúde, não tinham vacinas em dia, estavam expostos ao sol, as gaiolas no chão podendo trazer doenças a população, além de ficarem mais doentes. Muitos estavam com diárreia e uma autorização genérica de comercialização”, comentou Luana.

Ela ainda ressalta que após argumentar com os responsáveis e não obter nenhuma comprovação de que essa venda era legal, a comissão acionou a Policia Militar que efetuou a detenção.

Os comerciantes vieram de Anápolis – GO para vender os animais em algumas cidades de MT, diante do boletim de ocorrência, o delegado constatou a acusação de maus tratos em 23 filhotes. O que resultou em multa e doação dos animais.

De acordo com Luana, os filhotes ficaram sob guarda da veterinária Priscila que se mobilizou para reestabelecer a saúde dos animais. “A Priscilla ficou responsável pelos filhotes que ficaram em canis, receberam medicação, vacinas e ainda recebemos diversas ajuda de algumas pessoas que também estão em prol à proteção dos animais em Jaciara, esses jaciarenses foram limpar os canis e doaram ração, medicamentos e material de limpeza”, explicou.

Para Luana essa é uma das muitas vitórias que a Comissão pretende buscar, já que o principal objetivo do órgão é de proteger os animais de tirá-los de seus agressores.

Hoje os filhotes já encontram-se com a saúde reestabelecida, foi feita uma lista com pretensos adotantes e todos já foram doados, inclusive um foi doado a Policia Militar e um outro o Batalhão do Corpo de Bombeiros em Jaciara manifestou interesse na adoção.

A Comissão tem como principal papel denunciar, acompanhar e cobrar dos órgãos responsáveis, como Policia Militar e Civil e Ministério Público para que o problema seja resolvido.

O desfecho dessa história é algo inédito no município e ganha força cada dia mais junto com a Comissão dos Direitos dos Animais, Policia Militar e Civil, Ministério Público e sociedade que trabalham juntos pelo fim dessa prática de maus tratos a animais.

Fonte: Dia a Dia News

MAIS NOTICIAS

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.